Tempo de aprender – o que não fazer em sala de aula
Instituída em abril de 2019 pelo Ministério da Educação, a Política Nacional de Alfabetização (PNA) tem o propósito de “elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro” por meio do fomento a programas e ações voltados à alfabetização.
Conta pra mim e Tempo de aprender são programas que materializam essa política. O primeiro, voltado para a primeira infância, tem como objetivo a ampla promoção da Literacia Familiar e dirige-se aos familiares das crianças, convocados a colaborar com a aprendizagem da linguagem oral, da leitura e da escrita que se inicia em casa, na convivência entre eles e as crianças.
Já o segundo destina-se a educadores de redes públicas municipais, estaduais e distrital, responsáveis por turmas de pré-escola e dos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, além de gestores escolares e dirigentes dessas redes. Seu objetivo é “elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem no âmbito da alfabetização, da literacia e da numeracia, sobretudo nos primeiros anos do Ensino Fundamental, por meio de abordagens cientificamente fundamentadas”.
Neste artigo inédito, Paula Stella analisa o Programa Tempo de Aprender, apontando como contraria concepções da BNCC e trata ler e compreender como capacidades distintas.
Paula Stella é pedagoga e mestre em Didática da Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Dedicou-se inicialmente à docência e à coordenação pedagógica de turmas de educação infantil e alfabetização. Trabalha como formadora de educadores de redes públicas de ensino, tendo colaborado em projetos implementados pelo Centro de estudos da Escola da Vila, Comunidade Educativa CEDAC e Laboratório de Educação. Leciona em cursos de graduação em Pedagogia e pós-graduação do Instituto Superior Vera Cruz. É coautora de Ensinar: tarefa para profissionais (Record, 2007) e de Formación Docente en lectura y escritura (Paidós, 2009).
conteúdos relacionados
Quais dados pessoais coletamos e por quê
Formulário de contato
Com o seu contato, a Roda Educativa poderá enviar e-mails sobre as ações da instituição. É possível cancelar o recebimento desses e- mails a qualquer momento.
Cookies
Se você tem uma conta e acessa este site, um cookie temporário será criado para determinar se seu navegador aceita cookies. Ele não contém nenhum dado pessoal e será descartado quando você fechar seu navegador. Quando você acessa sua conta no site, também criamos vários cookies para salvar os dados da sua conta e suas escolhas de exibição de tela. Cookies de login são mantidos por dois dias e cookies de opções de tela por um ano. Se você selecionar “Lembrar-me”, seu acesso será mantido por duas semanas. Se você se desconectar da sua conta, os cookies de login serão removidos.
Mídia incorporada de outros sites
Artigos neste site podem incluir conteúdo incorporado como, por exemplo, vídeos, imagens, artigos etc. Conteúdos incorporados de outros sites se comportam exatamente da mesma forma como se o visitante estivesse visitando o outro site.
Estes sites podem coletar dados sobre você, usar cookies, incorporar rastreamento adicional de terceiros e monitorar sua interação com este conteúdo incorporado, incluindo sua interação com o conteúdo incorporado se você tem uma conta e está conectado com o site.