contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
05/05/2023

Teia de textos literários

A equipe pedagógica da Comunidade Educativa CEDAC desenvolveu nas formações do Projeto Pequenos Leitores a estratégia formativa “Teia de Textos Literários”, levando mais intencionalidade para as leituras realizadas nos momentos culturais, que iniciam os encontros de formação neste e em outros projetos realizados pela organização.

A estratégia consiste em fazer uso de uma sequência de textos escolhidos que permitem explorar diferentes aspectos literários agregando maior aprofundamento nas análises e nas interpretações da leitura a cada nova proposição.

Tal estratégia, apresentada pela coordenadora pedagógica Sandra Medrano à equipe da Comunidade Educativa CEDAC em reunião de estudo, se estruturou a partir dos seguintes princípios que marcam a concepção de leitura e formação leitora no Pequenos Leitores e outros projetos da organização:

  • Escolha criteriosa dos textos, diferentes e crescentes experiências literárias, experiências estéticas, com complexidade crescente.
  • Escolha de textos que impactem e produzam efeitos diferentes nas leitoras e não só pela temática, como também pela forma como são escritos. Afinal, literatura é forma e conteúdo.
  • Espaço para discussão e análise, explicitação da relação entre a forma escrita e as emoções e pensamentos que suscita, possibilitando que a pessoa “leia como leitora” e depois leia como escritora, retornando ao texto para verificar como que está escrito, reflexão sobre a sua forma de ler e o que sentiu.
  • A interação, ou seja, a análise das camadas metaliterária e ideológica na comparação entre os diferentes textos, de modo a aprofundar e alargar as análises iniciais de cada leitora, ampliando gradativamente o ato leitor na sua complexidade e plenitude e partir da discussão entre leitores.

O compartilhamento dessa estratégia, que se revela potente na formação leitora de educadores, se dá no contexto de trocas de saberes entre a equipe, a partir do princípio do Aprender sempre, ensinar melhor que prevalece nas formações internas e nas que realizamos nos municípios parceiros.

“A formação leitora do adulto não tem as mesmas características da formação de um leitor iniciante, mas, considerando que os adultos são professores e formam outros leitores, o Projeto assumiu o desafio de realizar ações com intuito de garantir que os professores estivessem cada vez mais conectados e imersos na literatura enquanto objeto de ensino e de aprendizagem”, explica a coordenadora do Pequenos Leitores, Sandra Medrano.

“Assim, iniciar as formações – de todos os educadores e não só os professores – com as leituras literárias com intencionalidades muito claras, tem esse duplo sentido: relacionar as práticas de leituras de cada um e as possibilidades de ampliar sempre o repertório leitor por meio da reflexão sobre a leitura em conversas de leitor para leitor”.

Os momentos culturais são uma marca da formação na CE CEDAC e podem trazer, além das leituras literárias, outras expressões artísticas, como filmes, música, uma experiência que contribua para a ampliação do universo cultural dos educadores e que possa levar o grupo a refletir a partir de uma vivência comum. Muitas vezes é acompanhado de partilhas e trocas.

O Pequenos Leitores é uma parceria entre a FTD Educação, a Comunidade Educativa CEDAC e municípios interessados em investir na formação leitora, que se candidatam para receber o projeto via edital realizado a cada dois anos.

Imagem: foto de momento de leitura da Teia de Textos Literários em Natividade da Serra (SP)

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.