Sequência didática: Descobertas científicas de autoria negra – 4º ano
O propósito principal desta sequência didática é oferecer às/aos estudantes a oportunidade de conhecer descobertas científicas de autoria negra, realizadas em diferentes contextos históricos, do Antigo Egito ao Brasil atual. A escolha deste recorte, em especial, se deve à necessidade de ampliar o repertório e o imaginário científico das crianças, cuja constituição, por décadas, embasou-se na falsa ideia de que as Ciências, sobretudo as exatas, são um campo de estudos privilegiado para homens brancos. Além disso, contempla as determinações da lei 10.639/03, para o ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana nas escolas, contribuindo para desfazer pensamentos eurocêntricos equivocados, que atribuem as principais descobertas científicas da humanidade, exclusivamente aos povos ocidentais.
As descobertas científicas selecionadas para estudo das/os estudantes, portanto, priorizam, nesta sequência, a autoria negra nos conhecimentos produzidos no Antigo Egito, assim como no período pós-colonial no Brasil, até a contemporaneidade, com destaque para cientistas mulheres, numa perspectiva interseccional.
Paralelamente a isso, a sequência didática também tem como objetivo proporcionar situações de aprendizagem da leitura de textos expositivos e jornalísticos, considerando as competências e habilidades previstas nos documentos curriculares nacionais e municipais para esta etapa da escolaridade, a partir de uma concepção didática que prioriza as práticas sociais de linguagem. Por isso, diferentes e reconhecidas fontes de pesquisa constituem o conjunto de textos selecionados para leitura, evitando-se a adaptação simplificada dos materiais de leitura oferecidos às/aos estudantes, que tantas vezes acabam por subestimar a capacidade leitora das crianças. A dosagem dos desafios leitores está ancorada nas diferentes formas de agrupamento das/os estudantes e na diversidade de situações de leitura propostas: coletivas, em grupos ou duplas; feitas pela/o professora/or e/ou pelas/os estudantes.
(Trecho do texto da introdução da publicação)
conteúdos relacionados
Quais dados pessoais coletamos e por quê
Formulário de contato
Com o seu contato, a Roda Educativa poderá enviar e-mails sobre as ações da instituição. É possível cancelar o recebimento desses e- mails a qualquer momento.
Cookies
Se você tem uma conta e acessa este site, um cookie temporário será criado para determinar se seu navegador aceita cookies. Ele não contém nenhum dado pessoal e será descartado quando você fechar seu navegador. Quando você acessa sua conta no site, também criamos vários cookies para salvar os dados da sua conta e suas escolhas de exibição de tela. Cookies de login são mantidos por dois dias e cookies de opções de tela por um ano. Se você selecionar “Lembrar-me”, seu acesso será mantido por duas semanas. Se você se desconectar da sua conta, os cookies de login serão removidos.
Mídia incorporada de outros sites
Artigos neste site podem incluir conteúdo incorporado como, por exemplo, vídeos, imagens, artigos etc. Conteúdos incorporados de outros sites se comportam exatamente da mesma forma como se o visitante estivesse visitando o outro site.
Estes sites podem coletar dados sobre você, usar cookies, incorporar rastreamento adicional de terceiros e monitorar sua interação com este conteúdo incorporado, incluindo sua interação com o conteúdo incorporado se você tem uma conta e está conectado com o site.