contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
15/03/2019

Seminário aborda leitura e escrita com foco no desenvolvimento humano

Qual o papel das narrativas, orais e escritas, na construção do humano? Como elas afirmam, ou negam, a diversidade? Quais são as questões centrais que permeiam a realidade hoje? Como fechar os olhos para o racismo, para o machismo, para a violência e manifestações sociais colocadas à margem de uma cultura dominante e homogeneizante? Como as diferentes identidades se tornam visíveis, mostram sua voz, revelam-se pela literatura?

Na sua segunda edição, o Seminário Internacional Arte, palavra e leitura – que em 2018 apresentou um panorama da leitura na primeira infância – amplia e aprofunda questões cruciais da contemporaneidade, trazendo para o centro do debate os processos de humanização pela arte, as identidades, os lugares de fala, a cultura nas periferias, tendo  como foco o processo de desenvolvimento humano pela leitura e pela escrita.

Retomando a parceria entre Itaú Social, SESC Pinheiros, Comunidade Educativa CEDAC e Instituto Emília, o evento será realizado nos dias 19, 20 e 21 de março de 2019 e contará com seis mesas redondas com especialistas brasileiros e estrangeiros e com uma fala de encerramento a cargo de José Miguel Wisnik acerca do tema “O papel das narrativas na construção do humano”.

A programação traz nomes como Ivan Contente, Silvio de Almeida, Ana Maria Gonçalves, Sueli Carneiro, Margarita Valencia (Colômbia), Rudine Sims Bishop (Estados Unidos), Silvia Castrillón (Colômbia), Felipe Munita (Chile) e resgata alguns convidados de 2018, como Bel Santos e Sarah Bertrand (Chile). Participam também jovens militantes da leitura e da escrita que estão na ponta de um processo de afirmação das suas identidades e de ocupação dos espaços públicos e nos lembram do poder da comunidade no desenvolvimento humano.

Junto com o seminário, que ocorrerá no SESC Pinheiros, os parceiros promovem uma série de oficinas na Unibes Cultural também nos dias 19, 20 e 21, no período da manhã do Seminário, com Adolfo Córdova, Felipe Munita e Freddy Gonçalves.

Confira a programação completa do semináriofaça aqui sua inscrição.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.