contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar

Rotas para construir um plano municipal do livro

Garantir o direito ao livro, à leitura e à literatura em todo o território ouro-pretano foi o que moveu as ações do projeto Rotas e Redes Literárias, uma iniciativa da Fundação Vale, realizada entre 2023 e 2025, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto (MG), a Superintendência Regional de Ensino e a Roda Educativa. Ao longo de dois anos, o projeto empreendeu um processo formativo com 190 profissionais e entregou, a 43 escolas e oito bibliotecas e casas de cultura, 4.797 livros.

As ações foram planejadas e executadas tomando como princípios o que defende o Plano Nacional do Livro e da Leitura: acesso democrático e universal, diversidade e pluralidade, inovação e tecnologia, participação e colaboração, valorização do patrimônio cultural e histórico, acessibilidade e biblioteca viva. A partir desses princípios, deu-se a construção democrática do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura, Bibliotecas e Oralidade (PMLLLBO) que, em 16 de setembro de 2024, foi transformado na Lei Municipal n. 1.501/2024.

Esta publicação registra os principais marcos desse processo e busca servir de documentação não só para a cidade de Ouro Preto como para outros municípios e localidades que queiram se lançar nesse desafio tão potente de construir seu plano municipal do livro e da leitura, a partir da sua história, das suas culturas, das suas comunidades. Ao reconhecer que esse processo será único em cada lugar, buscamos deixar dicas, recomendações e saberes que identificamos nas rotas que percorremos até chegar ao plano e que esperamos ser úteis para outros que estão por vir.

(Informações extraídas da publicação)

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.