contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
26/03/2024

Roda Educativa: um novo capítulo

Hoje, 26 de março, nossa instituição inicia um capítulo sob o nome de Roda Educativa, marcando um período de renovação e atualização, mas firme nos princípios que sempre nos guiaram: de respeito ao trabalho dos profissionais de educação e compromisso de apoiá-los a fazer da escola pública um espaço de acolhimento, aprendizagem e desenvolvimento integral para todos os estudantes.

Ao longo da nossa trajetória, temos buscado práticas educacionais que consideram a complexidade do ato de ensinar e a imensa capacidade de autoria dos nossos educadores Brasil afora. Passamos por quase 1.000 municípios, realizamos 70 projetos e 44 publicações sempre orientadas pelo desejo de ver as crianças, adolescentes e jovens deste país florescerem.

A transição para Roda Educativa simboliza nossa resposta aos desafios contemporâneos da educação, refletindo nossa vontade de abraçar uma perspectiva mais ampla e inclusiva sobre o papel da educação no desenvolvimento humano e social.

Formação constante na educação, a roda representa movimento e coletividade – elementos essenciais na escola e na vida. Este novo momento é um convite para protegermos o que é próprio e único do ofício de ensinar, tendo como certo o papel central do professor em qualquer transformação na escola, mas também para pensamos em como a escola se relaciona com as intensas e velozes mudanças culturais que estão em curso, reconhecendo a necessidade de uma abordagem que considere o contexto social e econômico mais amplo, enfrentando desafios como racismo, misoginia e outros preconceitos que afetam nossas crianças e jovens.

Isso implica expandir nossa atuação para uma abordagem intersetorial com áreas consideradas até então alheias, mas cuja parceria é fundamental se queremos pensar em uma educação antirracista, consciente da crise ambiental, promotora da diversidade e disposta a fazer frente às urgências sociais de nosso tempo.

Não se trata apenas de uma mudança de discurso! Se queremos apoiar os educadores nessa empreitada, precisamos nós, como organização social, nos rever e assim criamos novas instâncias internas dedicadas à gestão do conhecimento e pesquisa, e à tecnologia da informação e comunicação (TIC), que desenvolveu cursos a partir das necessidades que observamos nas escolas e que estarão disponíveis a educadores de todo o país.

Este site faz parte da nossa intenção de abrir a roda também no universo digital e alcançar mais educadores. Seja pelos conteúdos que disponibilizamos, pelas publicações, pelas informações sobre os projetos que realizamos, seja na área de cursos.

Sinta-se em casa, queremos você por perto, compartilhando sua opinião, suas sugestões! Afinal, como diz Arnaldo Antunes: “seu olhar melhora o meu”.




 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.