contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar

Relatório de atividades 2018

Mais do que nunca é necessário dar luz aos resultados dos esforços que têm sido feitos na educação pública pelas organizações da sociedade civil. A Comunidade Educativa CEDAC, junto com seus parceiros e pares, coloca todas as forças na formação e no desenvolvimento profissional dos educadores e trabalha para favorecer uma gestão sistêmica e colaborativa da educação. É evidente o potencial de ampliarmos os ganhos de qualidade alcançados até aqui. Está claro também que o terceiro setor só consegue contribuir efetivamente em um contexto de investimento público e de políticas indutoras que façam jus à dimensão do desafio e do potencial de transformação da educação brasileira.

Este relatório traz uma síntese dos projetos que realizamos em 2018 e as principais conquistas que construímos em parceria com redes municipais e estaduais. Foram ações de formação presenciais e a distância, produção de publicações e eventos – todos voltados a potencializar a atuação dos educadores e gestores nas secretarias e nas escolas.

Apresentamos também um breve panorama do que estamos fazendo em 2019. Nesse contexto, destacamos o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), cuja gestão assumimos na virada de ano, por acreditarmos no seu potencial de trazer para o centro do debate as oportunidades que cada território brasileiro oferece às suas crianças e jovens.

Uma criança não pode ter a metade das oportunidades de aprender do que outra pelo simples fato de ter nascido em outro município. E é assim que é hoje, revela o índice. A nova edição do IOEB será divulgada em breve; a nossa intenção é dar visibilidade aos esforços feitos para melhorar essas oportunidades e, ao mesmo tempo, provocar gestores e sociedade civil a refletir e a agir para gerarem uma melhor distribuição de oportunidades educacionais no Brasil.

Boa leitura!

Autor: Comunidade Educativa CEDAC