contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar

Relatório de atividades 2016

Essa frase simples, adotada como assinatura da CE CEDAC ao final de 2016, sintetiza aquilo que fazemos, no que acreditamos há 20 anos. O que move cada um que fez ou faz parte desta comunidade desde 1997 é o desejo e o compromisso de contribuir com a formação dos profissionais da educação pública para que ofereçam um ensino cada vez melhor para cada aluno.

Em 2016, a crise econômica e o último ano das gestões municipais serviram de pano de fundo para um cenário de retração de nossos programas e projetos, que nos impulsionou a fazer mudanças significativas e a consolidar transformações institucionais que já vinham se desenhando desde 2012.

A estrutura se modificou; mudamos a sede para um espaço menor e adotamos o home office como alternativa para otimizar recursos; as tecnologias da informação foram melhor incorporadas para facilitar as trocas e processos do dia-a-dia.

Essas mudanças no espaço, na forma de trabalhar e na cultura organizacional foram compreendidas por colaboradores e parceiros como frutos de um processo de atualização, amadurecimento e fortalecimento institucional que gerou atitudes ainda mais autônomas e cooperativas.

E as recompensas e reconhecimentos podem ser vistos neste 1o semestre de 2017, que, apesar da crise política, econômica e social, começou com muito trabalho e um cenário de ampliação dos programas e projetos.

Nas páginas a seguir relatamos os projetos e programas que desenvolvemos em 2016 com atuações variadas, mas nos quais podemos identificar como focos principais: a implantação de processos de formação continuada; a promoção do regime de colaboração entre União, Estados e municípios; a escuta apurada da voz dos estudantes; e a constituição de comunidades de leitores. Compartilhamos com você também o nosso trabalho no apoio à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outras iniciativas institucionais.

AGRADECEMOS AOS PARCEIROS E COLABORADORES QUE ESTIVERAM CONOSCO NESSE ANO DESAFIADOR E DESEJAMOS A TODOS UMA BOA LEITURA!

Autor: Comunidade Educativa CEDAC
Ano: 2017