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Relatório de atividades 2015

No ano em que muitas Secretarias de Educação se preparavam para cumprir a lei que determinava que oferecessem vagas para todas as crianças de 4 e 5 anos de idade, que entrou em vigor no início de 2016, apoiamos 18 municípios a analisar todos os aspectos para que essa oferta fosse não só viabilizada, mas também feita com a qualidade que as crianças merecem, no âmbito do Programa Parceria Votorantim pela Educação. Em seis outros projetos, trabalhamos na formação de profissionais da Educação Infantil, inclusive com as Prefeituras mineiras de Congonhas, João Molevade e São Gonçalo do Rio Abaixo e com Paragominas (PA).

Contribuímos com a construção dos Planos Municipais de Educação de 13 municípios apoiados pelo Instituto Camargo Corrêa, somando esforços para que cheguemos a 2024, último ano do Plano Nacional de Educação, com as 20 metas cumpridas.

De outro lado, participamos do Observatório Nacional da Educação, uma iniciativa do Todos Pela Educação, e que vem nos apontando a cada monitoramento que estamos distantes de cumprir as metas do PNE.
Ampliamos as nossas ações para fazer da avaliação externa uma aliada da aprendizagem e junto com a Fundação Itaú Social problematizamos o uso da avaliação em municípios de Minas Gerais e Maranhão, para que, a partir das discussões e da observação do cotidiano escolar, os gestores educacionais e escolares pudessem sistematizar conhecimentos a serem compartilhados com gestores de todo o Brasil.

Reafirmamos o nosso trabalho com as crianças como sujeitos de direitos, por meio, de, entre outras ações, dos projetos Pequenos Leitores e TransFormar, realizados em parceria com a Editora FTD e com o Laboratório de Educação, com o objetivo de ampliar o repertório literário dos professores e incentivar a realização rotineira de ações de fomento à leitura nas escolas e salas de aula.

Estendemos as nossas reflexões ao processo de aprendizagem do jovem, desenvolvendo, em parceria com o Instituto Reciclar, um modelo educativo que busca disponibilizar a estudantes do ensino médio um contexto que permita a expressão da sua identidade e para que tenham oportunidades de pôr em prática e desenvolver as complexas competências que o mundo exige hoje.

Aprofundamos as nossas discussões em torno do papel da família, participando junto com outras instituições sob liderança do Instituto Inspirare, na construção e efetivação do Plano Intersetorial pela Educação de São Miguel dos Campos, em Alagoas (2015-2016).

Apesar das diferenças de público, foco e dos diferentes recortes que precisamos realizar para corresponder a um cenário de investimentos sociais cada vez mais desafiador, sem perder de vista a dimensão da complexidade de qualquer mudança na educação, todas essas ações continuam tendo em comum a formação dos sujeitos envolvidos, a autonomia no seu processo de aprendizagem e a apropriação do seu papel profissional, como corresponsávelpelos resultados dos alunos.

Este relatório busca compartilhar com os nossos parceiros e demais interessados as ações que realizamos e os princípios e intencionalidades que estavam por trás delas, sempre com foco na melhoria da educação.
Boa leitura!

Autor: Comunidade Educativa CEDAC
Ano: 2016

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