Relatório anual 2022

2022 foi o ano em que falamos muito da recomposição das aprendizagens. Depois de dois anos de aulas presenciais praticamente suspensas nas escolas públicas brasileiras, começamos a olhar para o fosso nas aprendizagens, um fosso cuja origem é bem anterior à crise gerada pela pandemia da covid-19, mas que ficou mais fundo e mais aparente.

Foi uma retomada complexa para as equipes das Secretarias de Educação e das escolas, que precisaram acolher educadores/as e estudantes que vinham de percursos ainda mais desiguais, mas foi também essa disruptura que nos levou a olhar para a diversidade que é inerente à escola, a pensar em como organizar os tempos e os espaços de forma menos linear, menos homogênea, a pensar em estratégias para potencializar a convivência entre diferentes.

Na CE CEDAC, buscamos apoiar as redes parceiras na revisão das suas práticas, com um olhar mais amplo para o currículo, menos pautado pela ansiedade de recuperar o tempo perdido e mais pelo desejo de garantir o direito de aprender. Como organizar os tempos e os espaços para assegurar e consolidar as aprendizagens? Como seguir na relação com as famílias, que abriram suas portas, suas histórias e seus saberes e desafios para as escolas? Como retomar o trabalho compartilhado e cuidar das relações após o distanciamento social? Essas foram algumas das questões que pautaram as formações e os materiais que produzimos no primeiro ano do pós pandemia.

Foram mais de 20 ações, entre projetos desenvolvidos em parceria, cursos, pesquisas, publicações e outras iniciativas no país todo, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Gestão Educacional e Escolar, Ciências, nos diferentes segmentos da Educação Básica, envolvendo 33 mil educadores/as num trabalho que alcança mais de 684 mil estudantes.

Neste relatório reunimos alguns dos destaques e resultados dessas ações realizadas ao longo de 2022 e início de 2023, esperamos que a partir dele possam ter um panorama do que conseguimos realizar com o apoio dos nossos parceiros e com a confiança dos/as educadores/as que, como nós, buscam a cada dia aprender mais e ensinar melhor.