Relatório anual 2021

2021 foi o ano em que a vacina chegou ao Brasil e que pudemos retomar com alguma segurança as aulas no país em que as escolas ficaram fechadas por mais tempo nos primeiros anos da pandemia que ainda nos assola.

Na CE CEDAC, acompanhamos de perto os desafios dos gestores educacionais e escolares nas redes parceiras e discutimos como poderíamos apoiá-los, da revisão do Projeto Político-Pedagógico (PPP) à implementação e flexibilização dos currículos municipais e estaduais elaborados à luz da Base Nacional Comum Curricular.

Fomos desafiadas, como todos os educadores, a repensar o que entendemos por ensino híbrido, a criar novas estratégias de busca ativa, a refinar diagnósticos e planejamentos e priorizar aprendizagens. Olhamos muito para as didáticas: colocamos foco nas práticas de alfabetização, na Matemática e nas Ciências. Foi um ano de aproximação com as famílias e comunidade escolar, muita reflexão e produção de conhecimento, seja nos momentos formativos com a equipe, seja nas nossas ações externas.

A maior parte dessas provocações foram feitas no âmbito das parcerias que temos e que nos possibilitam entrar em contato com os reais desafios da educação e buscar caminhos junto com os nossos apoiadores e com as equipes locais para avançar.

Ao todo, foram então 16 iniciativas realizadas em 985 redes municipais de todos os estados brasileiros. Nas iniciativas lideradas pela CE CEDAC, destacamos o Índice de Oportunidades Educacionais da Educação Brasileira, o Ioeb, que está sob a gestão da CE CEDAC desde 2018 e que em 2021 teve sua 4ª edição divulgada. Os dados e as análises que partiram dele nos permitiram discutir e pautar a distribuição das oportunidades em um momento de agravamento das desigualdades no Brasil.

Pudemos realizar também o sonho de iniciar um trabalho em Parelheiros, território que nos acolheu durante as ações do Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura. Junto com os educadores locais e com o Ibeac, começamos a atuar na formação docente com foco no ensino e na aprendizagem de Matemática e pudemos aprender mais sobre o potencial da articulação comunitária para a educação.

Também investimos na nossa plataforma de desenvolvimento profissional, a CEDAC Virtual, que já era utilizada nos projetos mas que passou a oferecer cursos para todos os educadores que tenham interesse em participar das nossas formações. Consolidando a guinada digital que demos em 2020, levamos para o ambiente on-line a metodologia que desenvolvemos ao longo de 25 anos de atuação presencial em campo.

Outros dois tipos de atuação se destacaram em 2021: a produção de conteúdos para divulgação, a maior parte delas e-books e lives disponibilizados nos canais da CE CEDAC, mas também publicações em parceria; e a assessoria a outras instituições, que nos confiaram o trabalho de fazer revisão crítica das suas propostas educativas.

Este relatório compartilha as nossas principais produções em três frentes: Formação (Projetos em Parceria e CEDAC Virtual), Produção de Conteúdo e Assessoria a Instituições.

A maior parte dessas ações continuam em 2022 e podem ser conhecidas em mais detalhes nos nossos sites: Comunidade Educativa CEDAC, Ioeb e CEDAC Virtual.

Obrigada!

Patrícia Diaz, Ricardo Vilela, Roberta Panico e Tereza Perez