Relatório anual 2019

Olhar para 2019 com as lentes de 2020 é mesmo fazer uma viagem no tempo. Um ano atrás, quem imaginaria o que estamos vivendo agora? Mas de fato foi o trabalho feito em 2019, e nos anos anteriores, que nos permitiu hoje enfrentar com altivez o desafio de lidar com essa avalanche de mudanças e acelerações na nossa forma de pensar e fazer a educação.

No ano passado, realizamos 15 projetos com 11 parceiros financiadores em 164 municípios, buscando sempre sistematizar as nossas aprendizagens e aprimorar nossas metodologias.

Assumimos a gestão do Ioeb (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) para fazer dele um indicador potente nas mãos de gestores e sociedade civil e contribuirmos com a reversão da abissal desigualdade no campo educacional.

Iniciamos um grande projeto com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, que impactou a rotina de 280 mil bebês e crianças na cidade. Renovamos parcerias com FTD Educação, Fundação SM, Instituto João e Maria Backheuser, Instituto Natura, Instituto Votorantim, Minidi Pedroso, Mosaic Fertilizantes e Prefeitura de Catas Altas. Ampliamos o nosso trabalho conjunto com o Itaú Social, parceiro com quem vimos construindo conhecimento em diversas frentes, para sistematizar tecnologias sociais
que poderão ser disponibilizadas amplamente pela via digital, a partir de 2021.

Desenvolvemos um curso para gestores educacionais e escolares e professores com o objetivo de melhorar as condições para Trajetórias de Sucesso Escolar dos estudantes no Brasil, a pedido do Unicef, que felizmente tem colocado luz e esforços na questão fundamental da distorção idade-série.

Foi muito trabalho, e vem muito mais pela frente. Será necessária uma boa dose de desprendimento para aprender a refazer a educação, mas também muita atenção ao que construímos até aqui para não deixar a busca por direitos para trás.

Neste breve relatório compartilhamos parte do nosso percurso, uma síntese da nossa atuação por meio dos projetos em 2019 e seus principais resultados.

Obrigada pela companhia na jornada e boa leitura!