contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
11/11/2020

Rede LEQT solicita que candidatos assinem compromisso com direito à leitura

CE CEDAC e outras organizações que compõem a rede reforçam importância da implementação dos Planos Municipais de Livro e Leitura

A Comunidade Educativa CEDAC, em nome da defesa do direito à leitura e como membro da Rede LEQT (Leitura e Escrita de Qualidade para Todos), reitera o pedido para que todos(as) os(as) candidatos(as) à prefeitura e à vereança expressem seu compromisso com a leitura assinando a carta proposta pela Rede comprometendo-se com a construção de Planos Municipais de Livro e Leitura – PMLL.

Os planos estão previstos na Lei 13.696/2018, que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), aprovado há mais de dois anos.

A Rede, que reúne mais de 80 organizações que atuam no campo da promoção da leitura, da educação e da cultura, sustenta a necessidade de um esforço em favor da implementação dessa lei, num esforço que reúna sociedade civil e poder público.

A proposição da Carta-Compromisso reafirma a missão da Rede de contribuir para o desenvolvimento democrático da cultura escrita no Brasil, que passa pela formação de uma sociedade de leitores. 

No seu chamado aos candidatos das eleições municipais, a Rede lembra a urgência de superarmos o difícil índice brasileiro que aponta apenas 12% de leitores proficientes, segundo a pesquisa de 2018 do INAF – Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional, e a importância das ações coordenadas nas áreas da Educação e da Cultura para enfrentar essa realidade.

A Rede convida todos os que apoiam o PNLE e o direito à formação leitora a divulgar a Carta-Compromisso, que está disponível aqui.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.