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21/12/2017

PVE: Experiência com Indique em Alcobaça é destaque em seminário

O trabalho com os Indicadores de Qualidade da Educação (INDIQUE) foi o tema do relato de experiência feito por uma dupla de gestores educacionais de Alcobaça e pelo formador da Comunidade Educativa CEDAC que atua no município baiano, no I Seminário Interdisciplinar de Formação Docente e Práticas Pedagógicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Anilda Souza França, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Alcobaça, Carlos Lindemberg Muniz, coordenador pedagógico da EMF Paraíso Verde, e o formador Wesley Lins apresentaram neste dia 20 de dezembro a experiência do município com a metodologia participativa de avaliação no contexto do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE).

Na sua primeira edição, o Seminário teve como foco “A docência em tempo de inclusão:  educação como prática da liberdade”. O trabalho realizado no âmbito do PVE foi inscrito no eixo temático Práticas Pedagógicas em espaços formais e não formais e escolhido como uma das experiências a serem apresentadas no evento.

O coordenador da Escola Paraíso Verde relatou à plateia como as ações em torno do Indique mobilizaram a comunidade escolar, aproximaram escola e famílias e pautaram as discussões no Conselho Escolar.

Localizada no sul da Bahia, Alcobaça tem cerca de 23 mil habitantes e é uma das 52 cidades participantes do PVE 2017. O programa é uma iniciativa do Instituto Votorantim e conta com a parceria técnica da Comunidade Educativa CEDAC.

INDIQUE

Os Indicadores da Qualidade na Educação se propõem a ser um instrumento de autoavaliação institucional que visa o envolvimento de toda a comunidade escolar em processos de melhoria da qualidade educativa.

Desenvolvido pela Ação Educativa, com apoio do UNICEF e do MEC e com a colaboração de diversas organizações atuantes no campo educacional, o instrumento consiste numa proposta metodológica de avaliação participativa e em um conjunto de indicadores por meio dos quais a comunidade julga a situação de diferentes aspectos de sua realidade, identifica prioridades, estabelece planos de ação, implementa e monitora seus resultados.

Atualmente há versões dos Indicadores para o Ensino Fundamental (2004) para a Educação Infantil (2009), e estamos em finalização da versão Relações Raciais na escola (2012). Em Alcobaça, foram aplicados os três cadernos.

O formador Wesley Lins destaca como pontos fortes da experiência em Alcobaça o trabalho realizado em rede, a articulação entre as escolas e os saberes dos diferentes atores e o grande envolvimento de todos.

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