Potim e Redenção da Serra são os municípios participantes da sexta edição do Projeto Pequenos Leitores. As duas cidades foram selecionadas em edital em 2022 para receber a iniciativa no biênio de 2023/2024.
Resultado de uma parceria entre a FTD Educação e a Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC), a iniciativa parte da concepção da leitura como um direito para garantir o acesso de crianças de 3 a 5 anos à cultura escrita.
A partir da qualificação das práticas de leitura e de uma atuação sistêmica que envolve toda a rede de profissionais diretamente ligados à educação infantil, o projeto contribui para a formação de leitoras/es desde cedo, buscando impactar não somente as crianças, mas toda a comunidade que as cerca.
Iniciado em 2013, o Pequenos Leitores é voltado para municípios localizados a até 300 km da capital paulista. Já participaram do projeto as cidades de Itatinga e Pratânia (2013/2014); Ferraz de Vasconcelos (2015/2016); Mongaguá e Lagoinha (2017/2018); Ilhabela e São Luiz do Paraitinga (2019/2020); e Natividade da Serra e Campos de Jordão (2021/2022).
Seu desenvolvimento abrange profissionais relacionados à Educação Infantil, de 3 a 5 anos, na rede pública dos municípios, desde a equipe técnica das Secretarias de Educação, passando por diretoras/es, coordenadoras/es pedagógicas/os e professoras/es.
Atuando de forma sistêmica, a iniciativa ajuda essas instâncias a repensar sua proposta pedagógica, a partir da visão da leitura como direito humano a ser garantido durante a formação das crianças. Essas/es profissionais passam por processos de formação e vivenciam um conjunto de ações cujo objetivo é qualificar as práticas associadas ao acesso à cultura escrita por meio da leitura literária.
O projeto contribui também para a melhoria das condições institucionais para a leitura na escola, sobretudo a partir da organização e construção de um acervo de qualidade, e de espaços para a prática de atividades que envolvam os livros e a leitura. E muitas vezes impacta também indiretamente as famílias e a comunidade, que por meio das crianças entram em contato com a literatura infantil.
Ao longo de mais uma década de existência do Projeto Pequenos Leitores, foi possível verificar avanços na oferta de livros e leitura para as crianças dos municípios participantes, na institucionalização de práticas de leitura, na qualificação e diversificação das experiências literárias proporcionadas, na definição de critérios de qualidade para a aquisição de títulos, e no desenvolvimento de comportamentos leitores nas crianças.
Saiba mais:
Texto “Em busca da transformação da leitura literária na Educação Infantil”
Originalmente publicado na Revista Emília em 20/10/2016, o texto foi escrito por Sandra Medrano, coordenadora pedagógica na Roda Educativa (antiga CE CEDAC). Nele, a educadora apresenta o percurso realizado nos primeiros 4 anos do projeto abordando a relação entre a formação literária das/os professoras/es e as condições oferecidas para a formação leitora de suas/seus alunas/os e os limites e as possibilidades de atuar na formação literária de docentes. Conheca o texto!
Confira o vídeo institucional do projeto:
*Gravação feita em 2016, quando a Roda Educativa ainda era Comunidade Educatica CEDAC