contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
12/12/2016

Projeto Pequenos Leitores vai para Lagoinha e Mongaguá em 2017

Lagoinha e Mongaguá receberão o projeto Pequenos Leitores no biênio de 2017/2018. Os dois municípios paulistas foram selecionados pela banca composta para analisar as inscrições dos municípios paulistas que participaram do edital da FTD Educação e da Comunidade Educativa CEDAC.

O projeto atua na formação de professores, coordenadores, técnicos e diretores das unidades de Educação Infantil e tem como objetivo garantir, por meio da leitura literária, o ingresso das crianças de 3 a 5 anos na cultura escrita. Estavam aptos a participar todos os municípios do Estado de São Paulo que estivessem a uma distância de até 300 km do centro da capital paulista e que tenham até 160 professores atuando com crianças de 3 a 5 anos.

Realizado desde 2012, com edições nas cidades paulistas de Guarulhos, Itatinga e Pratânia e Ferraz de Vasconcelos, o projeto atua numa perspectiva sistêmica, envolvendo todos os educadores da Educação Infantil na formação de uma cultura leitora na rede.

“Não dá para mudar uma realidade trabalhando apenas com os professores, precisamos trabalhar em uma escala maior dentro da escola”, afirma Izabel Toro, coordenadora de investimento social privado da FTD Educação. “Para que possa se tornar uma política pública ou fazer parte daquele município, é importante que todas essas instâncias estejam alinhadas, que todos ‘comprem’ o projeto”.

Os próprios professores, muitas vezes, tiveram experiências insatisfatórias com a leitura quando crianças e até mesmo quando adultos, o que pode dificultar a sua atuação como mediadores e formadores de leitores. O projeto os aproxima do universo literário, ampliando e qualificando sua experiência como leitores e como formadores de leitores.

“Ao longo dos dois anos de formação, a gente faz uma discussão para que, tanto as escolas como a rede, cheguem a um documento em que elas consigam sistematizar e concretizar a intenção educativa com a leitura literária das crianças”, complementa Sandra Medrano, coordenadora pedagógica da iniciativa na CE CEDAC.

“Além de incentivar o hábito e o interesse pela leitura o projeto está alinhado com ações do Poder Público, voltadas para garantir a plena alfabetização das crianças, o que é fundamental em qualquer movimento que pretenda ser efetivo na promoção da leitura”, completa Izabel. A última edição, em Ferraz de Vasconcelos, recebeu investimentos do Fundo Itaú Excelência Social.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.