contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
02/05/2017

Experimentação com artes plásticas encanta professoras de creche

O Programa Experimentações com Artes Plásticas em Creches inicia suas atividades em Ferraz de Vasconcelos (SP).

Do início de março até o início de abril, aconteceram as ações presenciais do Ciclo 1 do Programa Desafio Impaes – Experimentações com Artes Plásticas em Creches, em Ferraz de Vasconcelos – SP.

O objetivo do Programa é favorecer que os profissionais que atuam em creches reflitam, investiguem, planejem, transformem e qualifiquem sua prática. Participam do Programa 3 Coordenadoras técnicas pedagógicas da Secretaria, 15 Coordenadoras de creches do município e 42 professoras e auxiliares de 2 creches específicas, beneficiando as cerca de 1.800 crianças matriculadas nas creches.

O Programa será desenvolvido durante 2017 e 2018 e, além de ações presenciais, conta com ações em Plataforma de Educação a Distância.

Nesse Ciclo 1, foram realizadas reunião de alinhamento com a Secretária e a equipe técnica da Secretaria, reuniões de formação com coordenadoras pedagógicas das creches do município e trabalho de campo nas duas creches.

“As coordenadoras técnicas pedagógicas da Secretaria se mostraram muito interessadas em compreender o projeto de formação e, sobretudo, em oferecer todas as condições necessárias para o sucesso desse projeto. A Secretária de Educação também participou de uma parte do encontro se colocando muito parceira do trabalho que será desenvolvido no município.”, comentou Renata Caiuby, coordenadora e formadora da CE CEDAC no município.

Além de conhecerem a proposta de formação do programa, as coordenadoras das creches puderam refletir – na primeira reunião – sobre o papel do coordenador pedagógico e as condições que ele precisar garantir para a qualificação da prática do professor; e sobre uma concepção que considera a criança como sujeito de direito, que constrói e produz cultura a partir de brincadeiras e interações que o ambiente favorece.

1 IMG_0135v1v1

O foco da 2ª reunião formativa com as coordenadoras foi o Planejamento do encontro formativo que realizariam com as professoras e auxiliares. As educadoras também exploraram materiais que favorecem experimentações estéticas em artes (como folhas de árvore, terra, pedrinhas e farinha) – um momento importante em que puderam colocar em prática atividades para desenvolverem com as professoras, para que estas, por sua vez, proponham para as crianças.

Para fechar o ciclo, as coordenadoras das creches se dividiram em dois grupos para realizar trabalhos de campo em duas creches do município, com o apoio e orientação da formadora da CE CEDAC. O foco dos trabalhos de campo foi observar coletivamente o plano de aula e a prática das professoras e discutir e planejar a devolutiva da coordenadora para a professora. Para Renata Caiuby, essa estratégia formativa – muito utilizada nos programas da CE CEDAC – foi uma boa oportunidade para o grupo ir construindo os conhecimentos sobre seu papel de formador de professor. “Durante a observação da prática, pudemos ver a professora e auxiliares completamente encantadas com a proposta de exploração e com as investigações de cada criança.”, contou Renata.

1a IMG_0260v1v1

4 IMG_0270v1v1

Sobre o Programa: O Programa Experimentações com Artes Plásticas em Creches é realizado em parceria com Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social e o CENPEC, por meio do Programa Desafio Impaes. A CE CEDAC já desenvolveu o Programa em Taboão do Serra (SP) entre 2014 e 2016 e foi selecionada novamente em edital para dar continuidade à iniciativa em Ferraz de Vasconcelos.

Conheça o site Arte na Creche: www.artenacreche.org.br

O site é fruto da experiência do Impaes, Cenpec e organizações parceiras – entre ela a CE CEDAC – com os projetos de formação de professores em arte-educação em CEIs, iniciados em 2014.

Arte na Creche são seis proposições para trabalhar a Arte com crianças de 0 a 3 anos, com orientações pedagógicas e relatos de experiências que têm como objetivo propiciar e reverberar em outras experiências, promovendo novas propostas com a arte na creche.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.