contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
Foto de uma mulher loira colando uma anotação em papel em um cartaz. Nele, há os textos: "Especialista, Diretor de escola e Professores".
Foto de uma mulher loira colando uma anotação em papel em um cartaz. Nele, há os textos:
Parceiros Eletrobras
Local Municípios mineiros da região de Furnas: Alterosa, Boa Esperança, Campos Gerais, Cristais, Elói Mendes, Formiga, Guapé, Ilicínea, Lavras e Varginha
Duração Início em 2024

Programa de Educação da Eletrobras

Foto de uma mulher loira colando uma anotação em papel em um cartaz. Nele, há os textos:

O Programa de Educação da Eletrobras, desenvolvido com a parceria da Roda Educativa, se propõe a apoiar municípios mineiros da região de Furnas na promoção de ações de formação continuada para gestoras/es e professoras/es com foco na intensificação das aprendizagens das/os estudantes durante a transição dos anos iniciais para os finais do Ensino Fundamental.

O período de finalização do Fundamental 1 e início do Fundamental 2 é considerado crítico na trajetória escolar de estudantes de forma geral já que, quando passa para o 6º ano, deixam de ter uma/um professora/or de referência para terem cerca de 10, um para cada componente curricular.

Essa transição pode trazer desafios para as/os estudantes se apropriarem dos conteúdos e para o acompanhamento das suas aprendizagens e desenvolvimento pelos educadoras/es, o que pode agravar muito a defasagem de aprendizagem num momento em que o aproveitamento curricular é crucial para as exigências impostas nos anos letivos seguintes.

Representantes da Eletrobras e da Roda Educativa se reuniram com gestoras/es dos municípios de Alterosa, Boa Esperança, Campos Gerais, Cristais, Elói Mendes, Formiga, Guapé, Ilicínea, Lavras e Varginha, no início de abril, para apresentar uma proposta inicial de trabalho, que foi posteriormente discutida e revisada em conjunto com as equipes de cada município. Os municípios foram indicados pela Eletrobras em alinhamento com a Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas).

Uma das bases do programa, no entanto, é a promoção da atuação sistêmica entre gestoras/es educacionais e escolares e professoras/es a favor do desenvolvimento de ações que fortaleçam as condições para as aprendizagens e a continuidade das trajetórias escolares das/os estudantes, nos anos de transição.

Com o avanço da formação, espera-se que as/os educadoras/es ampliem, nas suas práticas de ensino, as condições para que as/os estudantes possam aprender o que é esperado para cada ano; que a equipe escolar desenvolva ações que potencializem a qualidade do clima escolar e assegure condições para a intensificação das aprendizagens das/os estudantes; e que as equipes da Secretaria realizem um trabalho cada vez mais articulado e colaborativo com as escolas da rede.

Nesse contexto, o projeto está atuando com os seguintes públicos e frentes:

  • formação de gestoras/es educacionais e gestoras/es escolares de todas as escolas públicas municipais que possuem os anos de transição a ser definido com os municípios;
  • desenvolvimento de projetos para intensificação das aprendizagens em um grupo representativo de escolas que servirão como referência para as demais;
  • formação de professoras/es que atuem nas escolas de referência, com o objetivo de apoiar o planejamento de situações didáticas com foco na intensificação das aprendizagens das/os estudantes.

O Programa de Educação da Eletrobras, desenvolvido com a parceria da Roda Educativa, se propõe a apoiar municípios mineiros da região de Furnas na promoção de ações de formação continuada para gestoras/es e professoras/es com foco na intensificação das aprendizagens das/os estudantes durante a transição dos anos iniciais para os finais do Ensino Fundamental.

O período de finalização do Fundamental 1 e início do Fundamental 2 é considerado crítico na trajetória escolar de estudantes de forma geral já que, quando passa para o 6º ano, deixam de ter uma/um professora/or de referência para terem cerca de 10, um para cada componente curricular.

Essa transição pode trazer desafios para as/os estudantes se apropriarem dos conteúdos e para o acompanhamento das suas aprendizagens e desenvolvimento pelos educadoras/es, o que pode agravar muito a defasagem de aprendizagem num momento em que o aproveitamento curricular é crucial para as exigências impostas nos anos letivos seguintes.

Representantes da Eletrobras e da Roda Educativa se reuniram com gestoras/es dos municípios de Alterosa, Boa Esperança, Campos Gerais, Cristais, Elói Mendes, Formiga, Guapé, Ilicínea, Lavras e Varginha, no início de abril, para apresentar uma proposta inicial de trabalho, que foi posteriormente discutida e revisada em conjunto com as equipes de cada município. Os municípios foram indicados pela Eletrobras em alinhamento com a Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas).

Uma das bases do programa, no entanto, é a promoção da atuação sistêmica entre gestoras/es educacionais e escolares e professoras/es a favor do desenvolvimento de ações que fortaleçam as condições para as aprendizagens e a continuidade das trajetórias escolares das/os estudantes, nos anos de transição.

Com o avanço da formação, espera-se que as/os educadoras/es ampliem, nas suas práticas de ensino, as condições para que as/os estudantes possam aprender o que é esperado para cada ano; que a equipe escolar desenvolva ações que potencializem a qualidade do clima escolar e assegure condições para a intensificação das aprendizagens das/os estudantes; e que as equipes da Secretaria realizem um trabalho cada vez mais articulado e colaborativo com as escolas da rede.

Nesse contexto, o projeto está atuando com os seguintes públicos e frentes:

  • formação de gestoras/es educacionais e gestoras/es escolares de todas as escolas públicas municipais que possuem os anos de transição a ser definido com os municípios;
  • desenvolvimento de projetos para intensificação das aprendizagens em um grupo representativo de escolas que servirão como referência para as demais;
  • formação de professoras/es que atuem nas escolas de referência, com o objetivo de apoiar o planejamento de situações didáticas com foco na intensificação das aprendizagens das/os estudantes.

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.