Resultado de uma parceria iniciada em 2013 entre a FTD Educação e a Roda Educativa, o projeto Pequenos Leitores parte da concepção da leitura literária como um direito para garantir o acesso de crianças de 3 a 5 anos à cultura escrita.
A partir da qualificação das práticas de leitura e de uma atuação sistêmica que envolve toda a rede de profissionais diretamente ligados à educação infantil, o projeto contribui para a formação de leitoras/es desde cedo, buscando impactar não somente as crianças, mas toda a comunidade que as cerca.
Após seis edições do projeto com duração de dois anos cada, iniciou-se em 2025 uma edição especial que reúne sete municípios que já participaram da iniciativa anteriormente.
Nesse novo formato, em vez da seleção via edital que caracterizava as edições passadas, as Secretarias municipais que já receberam a iniciativa foram convidadas a participar conjuntamente de um processo formativo de um ano com foco na ampliação das conquistas já alcançadas em cada rede, na sistematização dos conhecimentos construídos pelas equipes e no fortalecimento de um grupo de profissionais implicados na criação de condições para garantir a formação leitora na educação infantil.
O projeto já vinha realizando, de forma paralela à formação nos municípios participantes de cada edição, um Encontro de Educadoras/es aberto a todos os que já haviam participado anteriormente. Foi a partir da observação da qualidade das trocas que marcavam esses momentos e de pedidos das próprias equipes que surgiu a ideia dessa edição especial.
Participam atualmente sete das 11 cidades paulistas que já haviam recebido o Pequenos Leitores: Lagoinha, Potim, Redenção da Serra, Campos do Jordão, Ferraz de Vasconcelos, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga.
Histórico e resultados
O plano de trabalho de 2025 prevê três ciclos formativos com ações presenciais e virtuais, além de um evento presencial para os municípios compartilharem práticas, com foco em temas como atualização de conhecimentos sobre literatura infantil com presença negra e indígena, literatura acessível e inclusiva, e estratégias de mediação que envolvam famílias e comunidade.
Ao longo de mais de uma década de existência do Pequenos Leitores, foi possível verificar avanços nos diferentes eixos em que o projeto atua:
- na institucionalização de práticas de leitura para crianças de 3 a 5 anos e de uma cultura de formação nas escolas para as/os profissionais visando a formação das/dos leitores;
- na criação de uma documentação pedagógica para a formação de leitores a partir da revisão da Proposta Pedagógica da rede e do Projeto Político-Pedagógico das escolas;
- na qualificação e diversificação das experiências literárias proporcionadas;
- na definição de critérios de qualidade para a aquisição de títulos;
- no desenvolvimento de comportamentos leitores nas crianças;
- na ampliação de repertório dos educadores e no aprimoramento das suas práticas e intervenções junto às crianças;
- no fortalecimento do trabalho colaborativo dentro da escola.
A edição especial 2025 visa consolidar estas conquistas e ampliar seu alcance através da formação de uma verdadeira comunidade permanente de educadoras/es comprometidas/os com a formação leitora na primeira infância.
Saiba mais:
Texto “Em busca da transformação da leitura literária na Educação Infantil”
Originalmente publicado na Revista Emília em 20/10/2016, o texto foi escrito por Sandra Medrano, coordenadora pedagógica na Roda Educativa (antiga CE CEDAC). Nele, a educadora apresenta o percurso realizado nos primeiros 4 anos do projeto abordando a relação entre a formação literária das/os professoras/es e as condições oferecidas para a formação leitora de suas/seus alunas/os e os limites e as possibilidades de atuar na formação literária de docentes. Conheca o texto!
Confira o vídeo institucional do projeto:
*Gravação feita em 2016, quando a Roda Educativa ainda era Comunidade Educatica CEDAC
"Estar em contato com outras realidades dá essa sensação de que não estamos isolados... E que às vezes os desafios são os mesmos e podemos aprender com as experiências uns dos outros."
Patrícia Melo
professora de São Luiz do Paraitinga