contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
08/04/2020

Pandemia exige renovação do compromisso com a aprendizagem

A Comunidade Educativa CEDAC está buscando apoiar os gestores e educadores dos municípios com os quais trabalhamos nesse momento tão desafiador de enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Como sabemos, as escolas estão paradas em nome da saúde pública. Mas os educadores não param. Temos acompanhado o trabalho de todos para se adaptarem a esse contexto, em condições muitas vezes adversas, e fazer chegar às famílias informação e acolhimento.

Quando for possível retomarmos as aulas, e a preciosa convivência social que é fundamental na formação das nossas crianças e adolescentes, pensaremos junto com as redes nas melhores formas de seguir com o ano letivo, apoiando os educadores nas readequações necessárias para assegurar as aprendizagens de todos e todas.

Está dado, porém, que o ano letivo de 2020 será, para dizer o mínimo, atípico. A proposição de atividades a distância aos estudantes neste momento precisa considerar a diversidade de condições do nosso país em todas as ordens, sob o risco de alargarmos ainda mais os nossos já monumentais níveis de desigualdade. Também é inegável que esse momento marcará a vida desses estudantes e o nosso trabalho como educadores, e que não poderemos simplesmente pensar em retomar o cenário pré-pandemia.

É tempo de valorizarmos os saberes das famílias, de lembrarmos que as crianças e jovens aprendem o tempo todo e que eles têm muito a aprender em casa. Se queremos formar pessoas com empatia, capacidade de cooperar, ser resilientes, conscientes das suas escolhas e decisões, curiosas, quantas oportunidades essa situação nos oferece? Estamos todos aprendendo com essa crise, nos reconectando com a ciência, acompanhando os esforços dos médicos, olhando para o nosso sistema de saúde, para as gigantescas diferenças que existem em nosso país. Eles também estão aprendendo algo. O que será que estão pensando sobre tudo isso? Como essa situação está mexendo com as suas perspectivas de futuro? O que têm visto de bom nesse momento? O que na escola lhes faz falta? O espaço? Os amigos? É preciso conversar, ouvir, acolher. Essa pandemia, ainda que de uma forma dolorida, pode nos provocar a olhar de outra forma para as relações, tanto as que se dão dentro das nossas casas, agora tão intensas, como nas  relação entre escola e contemporaneidade, entre escola e comunidade, entre conteúdos de escola e conteúdos de vida, sobre a diversidade dos territórios em que vivem nossos estudantes.

O enfrentamento à COVID-19 tem desafiado a política pública no Brasil e no mundo em muitos aspectos, mas nenhuma solução pode passar por cima de assegurar o direito das nossas crianças e adolescentes de aprender e realizar seu incrível potencial de desenvolvimento. A COVID-19 nos força a repensar em como fazer isso, mas acima de tudo de reafirmar esse princípio como fundamental e inegociável.

Na CE CEDAC estamos buscando contribuir, de um lado, no estreitamento da parceria com as redes, no acolhimento dos desafios que enfrentam e com indicações de materiais de estudo que caibam nesse momento e; de outro, alimentando a comunidade de profissionais de educação, por meio das nossas redes sociais, com informações, dicas e materiais que possam ser úteis e relevantes e promovendo trocas entre diferentes territórios.

Seguimos juntos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.