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22/06/2015

Pacto pela Educação em Canaã dos Carajás (PA)

Município está envolvido em favorecer e ampliar a consciência política da sociedade civil e apoiar a Secretaria Municipal na mobilização da sociedade civil e das demais secretarias para valorização da Educação e desenvolvimento da região.

O Pacto pela Educação de Canaã dos Carajás está sendo construído pelo conjunto de instituições envolvidas, liderado pela educação municipal. A construção de diretrizes que definem a trajetória educacional e que propõem desafios e compromissos à gestão educacional define o Pacto no município.

Nesse contexto, a Fundação Vale trabalha em parceria com os governos municipal, estadual e federal, está oferecendo suporte especializado à gestão pública para a melhora de uma educação de qualidade social, fortalecendo a cultura de colaboração e sustentabilidade, compondo uma Rede estratégica para o desenvolvimento local educacional. Vários programas e parcerias foram realizados no município em apoio à saúde, educação, cultura, ao desenvolvimento urbano etc., com o propósito de apoiar as metas do Pacto pela Educação em Canaã dos Carajás.

A Comunidade Educativa CEDAC vem trabalhando desde 2014 na assessoria com os gestores educacionais, escolares, os Conselhos de apoio e proteção aos direitos das crianças e jovens e o Conselho de Pais. O nosso foco de trabalho na assessoraria à Secretaria Municipal de Educação está na construção compartilhada do Pacto pela Educação de Canaã dos Carajás com as comunidades escolar e não escolar, no planejamento e execução de programas e ações, tendo como diretriz as metas definidas pelo Pacto, e na realização compartilhada de ações de mobilização e sensibilização da comunidade (conselhos e colegiados, pais, comerciantes e demais setores da sociedade civil) para a melhora da qualidade da educação no município.

Ao longo dos encontros, a compreensão da criança e do adolescente como sujeito de direito foi trabalhada com o grupo, assim como a incorporação de estudo e planejamento na prática profissional, a ampliação da responsabilização de todos e de cada um pela aprendizagem dos alunos, o fortalecimento das condições de estrutura da formação continuada, a constituição de equipes colaborativas e articuladas, a revisão da produção do Plano Nacional de Educação e a instituição do Comitê Municipal do Pacto.

O projeto, que está previsto para terminar em agosto, já mostrou bons resultados. Os profissionais da educação apresentaram um olhar mais sensível para os interesses e sonhos dos alunos, considerando-os no planejamento de suas ações.

O levantamento e o resultado do diagnóstico inicial das aprendizagens dos alunos tornaram-se um instrumento potente de responsabilização e tomada de decisão de forma colaborativa na escola e na rede. O estabelecimento de metas de curto, médio e longo prazo coloca todos como responsáveis para assegurar a aprendizagem dos alunos.

Os Conselhos de Classe deixaram de ser um espaço de queixa do comportamento dos alunos para se tornar um espaço de análise e responsabilização sobre o processo de ensino. Há uma maior participação dos pais e familiares nas escolas. Está sendo construída uma cadeia colaborativa, em que toda a comunidade, as secretarias e escolas se corresponsabilizam pela melhoria da educação no município.

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