*Atualização 18/10/2024: o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura, Bibliotecas e Oralidade (PMLLLBO) já é uma realidade no município, ele foi instituído pela lei nº 1.501, em 16 de setembro de 2024, pouco mais de dois meses após a construção deste conteúdo do blog da Roda.
–
A cidade de Ouro Preto, reconhecida como patrimônio cultural da humanidade, está muito perto de ver seu PMLLLBO virar lei.
Por meio do Projeto Rotas e Redes Literárias, uma iniciativa da Fundação Vale com a parceria da Prefeitura de Ouro Preto, a Superintendência Regional de Ensino local e a Roda Educativa, a cidade empreendeu no último ano um amplo processo de mobilização de setores diversos da sociedade civil que levou à construção coletiva de um documento que propõe uma política pública que garanta, a todos os cidadãos ouropretanos, o direito aos livros e outros suportes, acervos e equipamentos que compõem as culturas orais e escritas.
Trata-se do resultado dos diálogos ocorridos ao longo de diversos encontros – oficinas, plenárias, audiências públicas – que se deram entre 2023 e 2024 e do trabalho de uma Comissão eleita especialmente para isso, no início deste ano. Juntamente com as discussões, o projeto promoveu a formação de mediadores de leitura e a atualização de acervos pautada na bibliodiversidade.
E no dia 1º de julho, em uma cerimônia oficial no distrito de Antonio Pereira, Maykell Costa, gerente Sul-Sudeste da Fundação Vale, juntamente com a Secretária de Educação, Deborah Etrusco, e a Comissão eleita para o PMLLLBO, entregaram o documento ao Prefeito Angelo Oswaldo de Araújo Santos, o qual será encaminhado ao Vereador Matheus Pacheco de Moura Pereira para ser protocolado como projeto de lei e avançar para tramitação na Câmara Municipal.
“A gente tem que agradecer muito todas essas forças que se uniram e que construíram esse plano, com a participação da comunidade. Ouro Preto é pioneira na entrega de um Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura, Bibliotecas e Oralidade então a gente tem muito orgulho e muita alegria de fazer parte desse momento e somos gratas a todas as mãos que nos fortaleceram”, afirmou a secretária de Educação, durante a cerimônia.
“O Plano é um avanço importante, pois marca a estratégia da Fundação Vale de incidir na política do livro e leitura, deixando um legado para o território. Como importante marco do Rotas e Redes Literárias, o PMLLLBO apoiará o objetivo do projeto de garantir o direito ao livro, à leitura e à literatura em todo o território ouropretano e tem execução até o final deste ano.” Destacou Maykell Costa.
A diretora da Roda Educativa Patrícia Diaz também viajou a Ouro Preto para acompanhar a entrega e na sua fala destacou a importância desse plano para a democratização do acesso aos bens culturais e do direito à palavra. “Esse trabalho se deve principalmente a muitas pessoas que acreditam no poder dos livros, da leitura e dos diálogos que eles proporcionam e a todos que se envolveram.”
A coordenadora do projeto na Roda Educativa, Gisele Goller, destaca como fundamental para criar um ambiente propício à construção do plano, a articulação entre a Secretaria Municipal de Educação e a Superintendência Regional de Ensino foi fundamental. “Foi daí que o Projeto Rotas e Redes partiu para fazer um levantamento das ações de leitura já realizadas nos diferentes territórios do município, seguido do levantamento das bibliotecas públicas e comunitárias e outros espaços de leitura já existentes. Nesse processo, outras parcerias se estabeleceram com setores da cultura e da universidade”, relata a coordenadora.
“Os membros da comissão escutaram as aspirações da comunidade realizando plenárias por praticamente todo o território ouropretano. As demandas trazidas foram transformadas em um documento com metas, ações e estratégias que foram devolvidas e analisadas numa audiência pública compondo o celebrado plano que foi entregue no dia 1º de julho.
Integraram a Comissão para a elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura, Bibliotecas e Oralidade (PMLLLBO):
Jesuína Cristina da Silva (Secretaria Municipal de Educação)
Cleusmar Fernandes (Biblioteca Pública Municipal)
Francilene Marques (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo)
Narayana Tamara de Podestá (Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto)
Vereador Matheus Pacheco de Moura Pereira e Isabela Martins Miranda (Câmara Municipal)
Danilo Antônio Campos da Silva e Sebastião Lindoberg da Silva (representantes da Cadeia Produtiva do Livro)
Jailda de Freitas Silva e Talita de Mendonça Silva (representantes da Cadeia Criativa do Livro)
Rogéria Pereira Barbosa e Nádia Maria dos Santos de Oliveira (representantes da Cadeia Mediadora)
Outras instituições que contribuíram com a construção do documento:
Profissionais da Secretaria Municipal de Educação, da Superintendência Regional de Ensino e das escolas das redes municipal e estadual
Profissionais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Bibliotecas públicas e comunitárias
Coletivos de autores, poetas e artistas em geral
UFOP
IFMG
UFMG
Livrarias, editoras e produtores de livro
Poder Legislativo