A Roda Educativa participou, no início do mês, da “Semana Emilia Ferreiro – Premissas que asseguram o direito à alfabetização plena”, evento promovido pela Rede Latino-Americana de Alfabetização, que celebrou o legado da pedagoga e pesquisadora argentina, que virou referência para educadoras/es de toda a região, e provocou diversos debates e reflexões sobre o tema.
Com a participação no dia 08 de maio em dois dos encontros virtuais que compuseram a rica e extensa programação, que podem ser acessados no YouTube da Red Latinoamericana de Alfabetización, lançamos também dois e-books relacionados aos temas que debatemos, ambos disponíveis aqui no site.
Neste post você conhece mais sobre cada um deles e confere os links para baixar gratuitamente esses materiais:
Indicadores de condições institucionais para a alfabetização na escola – para os anos iniciais do Ensino Fundamental
O texto escrito por Andréa Luize, Priscila de Giovani e Maura Barbosa, todas da equipe da Roda, parte do princípio de que o sucesso do processo de alfabetização não depende apenas da ação isolada da professora ou do professor em sala de aula, mas de uma atuação articulada de profissionais que formam uma rede de apoio institucional, que sustenta e potencializa esse trabalho.
Os dados que são apresentados em “Indicadores de Condições Institucionais para a Alfabetização na escola” nascem desta compreensão sistêmica e da prática formativa que a Roda vem desenvolvendo em diferentes contextos educacionais, sempre buscando contribuir para que as escolas se tornem espaços de produção de conhecimento, que estimulam a troca de saberes e a pluralidade. Ele é direcionado para equipes de secretaria e diretoras/es escolares a quem atribuímos o papel de organizar esse exercício coletivo, mas também se estende a todos que se sintam implicados em ampliar as condições de alfabetização na escola e na rede em que atuam.
Mais do que uma lista fechada, o material traz um convite para que estes indicadores sejam utilizados como ferramentas de debate e reflexão coletiva, adequando-os à realidade de cada escola, transformando-os em instrumentos para uma gestão mais efetiva do processo alfabetizador, reafirmando esse compromisso comum: assegurar que todas/os as/os estudantes tenham o direito de aprender e se desenvolver integralmente.
Deslindando a avaliação: uma análise de avaliações nacionais de Língua Portuguesa e de fluência em leitura
Já em “Deslindando a avaliação: uma análise de avaliações nacionais de Língua Portuguesa e de fluência em leitura”, a nossa coordenadora pedagógica Paula Stella analisa as repercussões de muitas das Secretarias de Educação com as quais trabalhamos terem aderido, no período de 2020 a 2022, ao Programa Tempo de Aprender, uma das únicas políticas disponibilizadas pelo então governo federal para apoio às redes no enfrentamento dos danos resultantes da pandemia de Covid-19, no contexto do PNA – Plano Nacional de Alfabetização.
A especialista observa que o alinhamento entre a formação oferecida pela Roda e aquele programa foi bastante dificultado pelo fato de que os pressupostos em que se baseava contrariavam o conhecimento historicamente produzido sobre alfabetização.
Entretanto, ela pontua que as ações formativas desenvolvidas com profissionais das diferentes instâncias da educação permitiram observar que a adesão ao Programa Tempo de Aprender – bem como aos seus desdobramentos, como as avaliações disponíveis no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd UFJF) – as quais serão objeto desse estudo – não necessariamente representou uma concordância com a proposta do programa federal nem tampouco resultou de uma análise da concepção pedagógica que o sustentava, inclusive pela dificuldade de identificação das diversas concepções presentes na arena das políticas educacionais.
E é nesse contexto, que a obra destaca o que revelam as avaliações nacionais sobre Língua Portuguesa e sobre fluência em leitura, apostando que tal identificação pode ampliar a consciência sobre a existência de diferentes concepções em jogo e contribuir para entrever o impacto da escolha por essa ou aquela concepção na alfabetização de estudantes.