contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
06/09/2019

Na ocupação Lydia Hortélio, formadoras ampliam olhar sobre o brincar

“O homem só é inteiro quando brinca, e é só quando brinca que ele existe na completa acepção da palavra homem.”

É por essa e outras reflexões da pesquisadora e educadora baiana Lydia Hortélio que valeu a pena aproveitar a oportunidade de conhecer o seu trabalho na 45ª Ocupação Itaú Cultural, realizada em sua homenagem.

Encerrada neste domingo (08/09), a mostra reuniu um diverso acervo de brinquedos, brincadeiras, cantigas, dentre outros elementos do universo infantil e lúdico, que Lydia nos apresenta com seu olhar curioso e generoso.

“O seu trabalho enfatiza a importância daquilo que é lúdico e pertencente ao povo”, diz a publicação entregue ao visitante da exposição.

A equipe do Infâncias em Foco, projeto de formação de gestores dos Centros de Educação Infantil parceiros da Cidade de São Paulo do qual a CE CEDAC é parceira técnica, esteve na exposição no final de julho e compartilhou seu encantamento nos encontros com diretoras e coordenadoras.

Educadores de CEIs de diferentes Diretorias Regionais de Ensino (DREs, são 13 na cidade) foram ver de perto o trabalho dessa investigadora e defensora da infância.

“Consideramos que a visita seria formativa e inspiradora para as formadoras que estão, nestes ciclos, tratando das brincadeiras dos bebês e crianças com as diretoras e coordenadoras dos CEIs parceiros”, relata Ana Lucia Bresciane, da equipe de coordenação pedagógica do projeto.

“Acreditamos que o contato com os depoimentos em áudio e vídeo, com as fotografias, brinquedos, músicas e objetos, além de nos aproximar das ideias e da trajetória de Lydia, contribuiria para o aprimoramento do olhar sobre a importância da brincadeira na vida do ser humano.”

“Também consideramos que essa seria uma boa indicação cultural para as participantes do projeto e para as professoras dos CEIs.” E foi.

De acordo com os registros da equipe do projeto, até o momento, pelo menos 52 CEIs de seis DREs (São Miguel, Guaianases, Penha, São Mateus, Itaquera e Butantã) estiveram na ocupação.

O brincar é um eixo estruturante do Currículo da Cidade – Educação Infantil e da formação de educadores na Educação Infantil. Além disso, a ampliação do repertório artístico, estético e cultural é um valor no trabalho da CE CEDAC em todos os seus projetos, com desdobramentos potentes tanto na formação pessoal dos educadores como na sua atuação profissional.

Com colaboração de Ana Lúcia Bresciane

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.