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03/07/2017

Na Espanha, equipe do Myra visita versão original do programa de leitura

A equipe do Myra, que está na Espanha para apresentar o programa na 20ª Conferência Europeia: Ler e escrever na sociedade atual, reuniu-se com a equipe da Fundação Jaume Bofill que desenvolve o Lexcit – programa catalão que serviu de inspiração para o Myra.

Na Espanha, o programa já tem seis anos enquanto que a versão brasileira começou no ano passado com um piloto, numa iniciativa da Fundação SM que conta com a parceria da Comunidade Educativa CEDAC.

Apesar de algumas diferenças, os dois programas consistem na promoção de sessões de leitura por voluntários para estudantes. O programa, que tem como foco crianças na faixa etária de 9 a 11 anos de escolas públicas, parte do pressuposto de que a leitura é um importante caminho para o conhecimento de si e do mundo, além de configurar uma prática social capaz de ampliar as possibilidades de ação e intervenção no mundo – entender o mundo, entender-se no mundo.

“Em seus 6 anos já puderam avançar muito mas, ao relatarem as dificuldades do primeiro ano, podemos reconhecer muito do que vivenciamos no Myra”, conta Sandra Medrano, coordenadora do Myra. Além de Sandra, participaram do encontro Tereza Perez e Patrícia Diaz e Mariana Franco (Fundação SM).

O grupo também visitou a escola Pepa Colomer, que desenvolve o Lexcit há três anos e uma biblioteca que é sua parceira. “As condições de partida das escolas, das equipes, dos voluntários e alunos são bem distintas de nossa realidade mas conhecê-las nos ajuda a pensar o que podemos tentar realizar e no que pudemos buscar em termos de resultados”, disse Sandra.

Inserção no PPP

Outra reflexão da equipe, a partir da conversa com os colegas espanhóis e das visitas que realizaram, deu-se em torno da importância de o programa ser parte do projeto político pedagógico (PPP) da escola.

Na escola Pepa Colomer, na cidade de El Prat de Llobregat, periferia de Barcelona, foi criado, junto com o Lexcit, o projeto Comunidade de Aprendizagem, que envolve todos os funcionários da escola e as famílias como corresponsáveis e parceiros no processo de aprendizagem. Sandra relata que todos na escola sabem falar sobre o programa e têm condições de apresentar o seu funcionamento aos pais e de envolver os alunos.

“O Lecxit é parte do que a escola propõe para garantir a aprendizagem e o êxito de todos”, observa a coordenadora.

Na biblioteca, há espaços privados para a realização das sessões de leitura e muito material disponível para as duplas de alunos e voluntários.

A 20ª Conferência Europeia: Ler e escrever na sociedade atual (Universidade Complutense de Madri) será realizada no período de 3 a 6 de julho.

O Myra será apresentado no dia 5 de julho, na Mesa Redonda intitulada “Conocer el mundo de la mano de la literatura” e o programa será representado por Mariana Vieira Franco (SM), Patrícia Diaz (CE CEDAC), Sandra Medrano (CE CEDAC), Tereza Perez (CE CEDAC) e Pilar Lacerda (SM). A exposição 20 minutos levará o título de “Tutores de lectura – apoyo para garantizar aprendizaje de todos los estudiantes” e será seguida de cinco minutos de debate com o público.

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