contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar

Momento Cultural e a presença de obras e autorias negras: uma estratégia formativa

Neste relato de experiência, Alessandra Tavares e Maria Paula Twiaschor, respectivamente coordenadora pedagógica e formadora na Roda Educativa, discorrem sobre o Momento Cultural em Contexto de Formação – estratégia de formação de educadores em contexto profissional planejada a fim de oferecer um espaço de apreciação estética e fruição artística.

Utilizada em geral na abertura dos encontros formativos, essa estratégia vai além da mera exposição de obras literárias e seus autores. Configura-se como espaço de ampliação do repertório cultural, apreciação coletiva e de discussão sobre temas importantes que refletem nossas formas de ver o mundo, de valorizar as diferentes culturas, em uma perspectiva plural, diversa, multipolar e antirracista.

Este relato explora a utilização da estratégia no âmbito da formação para as relações étnico-raciais na escola, de forma a mobilizar o grupo a refletir e compreender melhor como se dão as relações de poder e dominação na nossa sociedade pelo viés étnico-racial. A investigação se concentra na inserção de autorias negras e a recepção destas obras no contexto da formação e revela como o Momento Cultural se torna uma estratégia potente de letramento racial de educadores que podem, a partir da própria experiência e da discussão em grupo, ampliar seu espaço de reflexão e ação sobre as práticas nas escolas de forma a não reproduzir concepções e práticas racistas.

*Artigo extraído da publicação “Escredocências – Caderno Especial do Congresso Internacional Movimentos Docentes – Volume único”

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.