Mediação de leitura on-line: formação de leitores em tempos de pandemia
Este artigo traz um breve panorama da concepção do Programa Myra-Juntos pela Leitura, seus princípios, metodologia e, em especial, como foi adaptado para o cenário virtual, durante a pandemia da Covid-19.
São comuns na comunidade de formadores de leitores receios ou até mesmo percepções negativas sobre a realização de situações de leituras on-line. Mas em março de 2020, surpreendida como todos pela pandemia, a equipe gestora do programa viu-se obrigada a rever o início dos encontros presenciais entre voluntários e estudantes, que caracterizavam a ação nuclear do programa, em torno do quê se organizava toda a estrutura do programa: a seleção dos voluntários, a formação desse grupo, a relação com as escolas, a seleção dos estudantes.
Começou-se então a discussão sobre como fazer a adequação para o formato on-line. Estavam muito presentes então aqueles receios que acompanham os formadores de leitores: tememos a diminuição de vínculo entre o voluntário/mediador e a criança; um possível afastamento do livro físico; maior possibilidade de dispersão por parte das crianças, dentre outros.
Neste artigo, Ana Paula Lopes Leme, especialista em literatura e formadora do Myra, relata a sua observação de uma das sessões de uma dupla que se constituiu nesse período e revela a potência dessa relação, cuidada pela equipe com o amparo da metodologia do programa, formação e apoio aos voluntários, e acompanhamento das sessões.
A autora relata como, mesmo neste contexto virtual, em que dificuldades se impõem, principalmente pelo afastamento físico entre as duplas, como boas escolhas intencionais, associadas a uma escuta generosa podem proporcionar comentários e percepções, por parte da criança, que refletem o seu protagonismo no processo da leitura compartilhada e assim contribuir para o seu avanço na formação leitora.
Ana Paula Lopes Leme é livreira especializada em literatura para crianças e jovens há 18 anos e atua como mediadora de leitura no Programa Myra desde 2019. Pedagoga formada em 2002 pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi no Estado do Tocantins, é também especialista em literatura para crianças e jovens pelo Instituto Vera Cruz. É fundadora da empresa Movimento Literário e atua como assessora literária em escolas.
O Myra parte do pressuposto da literatura como um direito, e se destina prioritariamente a crianças de 4º a 6º anos do Ensino Fundamental, de escolas públicas brasileiras, que possuem necessidades de aprimorar o desenvolvimento de competências leitoras.
conteúdos relacionados
Quais dados pessoais coletamos e por quê
Formulário de contato
Com o seu contato, a Roda Educativa poderá enviar e-mails sobre as ações da instituição. É possível cancelar o recebimento desses e- mails a qualquer momento.
Cookies
Se você tem uma conta e acessa este site, um cookie temporário será criado para determinar se seu navegador aceita cookies. Ele não contém nenhum dado pessoal e será descartado quando você fechar seu navegador. Quando você acessa sua conta no site, também criamos vários cookies para salvar os dados da sua conta e suas escolhas de exibição de tela. Cookies de login são mantidos por dois dias e cookies de opções de tela por um ano. Se você selecionar “Lembrar-me”, seu acesso será mantido por duas semanas. Se você se desconectar da sua conta, os cookies de login serão removidos.
Mídia incorporada de outros sites
Artigos neste site podem incluir conteúdo incorporado como, por exemplo, vídeos, imagens, artigos etc. Conteúdos incorporados de outros sites se comportam exatamente da mesma forma como se o visitante estivesse visitando o outro site.
Estes sites podem coletar dados sobre você, usar cookies, incorporar rastreamento adicional de terceiros e monitorar sua interação com este conteúdo incorporado, incluindo sua interação com o conteúdo incorporado se você tem uma conta e está conectado com o site.