contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
07/08/2016

Matriz Avaliativa é tema de encontro entre parceiros do Projeto Pequenos Leitores

O papel da avaliação e os desafios na construção de uma matriz avaliativa no contexto dos projetos sociais foram tema do 1º Encontro Formativo entre as equipes do FICAS, da Comunidade Educativa CEDAC e da Secretaria de Educação do Município de Ferraz de Vasconcelos (SP) – todos parceiros no Projeto Pequenos Leitores.

O projeto, que conta com parceria da FTD Educação e do Programa de Investimento em Programas Sociais do Fundo Itaú Excelência Social (PIPS FIES), busca criar condições para que as crianças, desde muito cedo, tenham garantido o seu direito de acesso à cultura escrita.

Seu foco de atuação está na formação de diferentes profissionais da escola pública que trabalham com crianças de 3 a 5 anos, apoiando-os no ensino da leitura literária para essa faixa etária.

A oficina realizada no último dia 28 de julho faz parte do acompanhamento técnico oferecido à organização pelo PIPS FIES 2015.

Ao longo do dia, as equipes alinharam conceitos da avaliação e discutiram sobre os desafios enfrentados nessa área. Dentre eles, foram destacados a frequente falta de recursos para o desenvolvimento e implementação de um sistema de avaliação robusto e de profissionais formados para o campo da avaliação (gestores, educadores e consultores).

O grupo refletiu sobre alguns equívocos que geralmente ocorrem nas práticas avaliativas e estabeleceu alguns princípios comuns, como: não são os participantes que estão sendo avaliados, e sim o projeto; fazer boas perguntas é uma arte, as questões devem  gerar aprendizagem coletiva e aprimoramento da prática educativa de forma participativa e permanente; a avaliação não deve ser vista como uma forma de controle; é necessário que o processo avaliativo caminhe junto com outros processos, de gestão e de formação; a matriz é um elemento dentro de todo o processo avaliativo, é preciso ter outros  insumos para que se possa fazer a análise e interpretação dos dados.

Participaram do encontro Érica Bombarda e Kleber Valadares, ambos da equipe de Avaliação e Aprendizagem do FICAS; e  as coordenadoras pedagógicas da Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos Carla Alves (Educação Infantil), Beatriz Lessa (EI) e Cintia Almeida (Ensino Fundamental). Da parte da CE CEDAC estavam Maura Barbosa (coordenadora gestão), Patrícia Diaz (diretora), Lurdinha Martins (formadora) e Carolina Glycerio (Comunicação).

Érica chamou a atenção para a não disponibilização de recursos econômicos – problema que geralmente ocorre nos orçamentos previstos para os projetos sociais, “Se sabemos que é importante, por que não reservamos recursos para isso?”. Kleber falou sobre alguns desvios que acabam ocorrendo no uso da avaliação. “Avaliações são usadas para identificar erros e não como oportunidades de mudança”, disse.

Para a equipe do projeto, o encontro foi muito produtivo, como comentou a diretora da CE CEDAC, Patrícia Diaz: “Avaliação é sempre um desafio, apesar de já termos avançado nesse campo, sempre há dúvidas e desafios e poder refletir e aprofundar conceitos e instrumentos é muito importante para seguirmos avançando”.

Foto: Equipes de Ferraz de Vasconcelos e da CE CEDAC no encontro com o FICAS

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.