contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
01/07/2019

Livro mostra caminhos para promover diálogos entre famílias e escolas

“Aquela mãe acha que sabe mais que a escola”. “O coordenador fica naquele blá-blá-blá e não resolve nada”. As frases vêm de lados opostos da relação entre família e escola, e fazem parte do cotidiano de quem se preocupa com o que acontece no espaço escolar. Mas como construir soluções para que famílias e escolas possam, juntas, promover a melhor educação para crianças e jovens?

O livro “Diálogo Escola-Família”, publicado pela Fundação Santillana e pela Moderna em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC, traz uma série de reflexões sobre esses tipos de problemas, e propõe roteiros para que os temas sejam abordados. Organizada pela educadora Tereza Perez, diretora do CEDAC, a obra foi pensada para auxiliar diretores de escolas públicas ou particulares a aprimorar a relação com as famílias dos estudantes.

A partir da história da instituição escolar articulada com a da instituição familiar, são abordadas as mudanças nas demandas sociais que ajudam a entender quem são as crianças, adolescentes e jovens que frequentam a escola no século 21. Em seguida, o livro apresenta situações práticas do cotidiano da gestão escolar, seguidas de uma breve conceitualização sobre os temas trabalhados e de sugestões de caminhos possíveis com base em experiências positivas de ações transformadoras.

Na segunda metade do livro são apresentadas propostas práticas:  estratégias para lidar com situações comumente enfrentadas nas escolas. Por exemplo: como lidar com a superproteção de pais em relação aos filhos? Qual é o papel da família em relação à lição de casa? Repleto de diagramas e quadros de ações, o livro parte de casos reais para propor caminhos para que diretores promovam ações em suas realidades.

No final, a obra registra uma experiência real de transformação da relação entre escola e famílias ocorrida no município de Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro. É uma amostra de como oferecer um espaço de encontro e manter o diálogo aberto permite trazer para o centro das discussões aquilo que importa para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, fazendo com que educadores e familiares se apoiem, compartilhem desafios e atuem juntos. Inclui, ainda, uma apresentação digital com vários materiais pensados para apoiar a implementação das ações propostas e que pode ser acessada gratuitamente em link disponível no livro.

“Não é fácil nem simples tratar da relação entre escola e famílias, porque, quanto mais conhecemos as duas instituições, mais complexo é explicitar as diferentes possibilidades de tessitura desse relacionamento. Este livro parte do entendimento de que a escola presta um serviço à comunidade e às famílias e é corresponsável por ensinar e educar as crianças, os adolescentes e os jovens. Seja privada ou pública, seu papel e seu compromisso não mudam”, afirma Tereza Perez.

Baixe aqui o PDF do livro “Diálogo Escola-Família”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.