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03/05/2016

Livro da CE CEDAC com Moderna e Santillana orienta gestor escolar na construção do PPP

É consenso no debate educacional que as grandes mudanças necessárias para alcançar uma escola de qualidade incluem a organização da instituição de ensino, por meio da elaboração de um projeto que aponte os compromissos que serão assumidos pela comunidade escolar. Trata-se do Projeto Político Pedagógico, mais conhecido pelas suas iniciais, PPP, um documento que cada instituição precisa estruturar visando assegurar a aprendizagem das suas crianças, jovens e adultos.

A reflexão em torno dessa questão é o ponto focal proposto pelo livro “Projeto Político Pedagógico: Orientações para o gestor escolar entender, criar e revisar o PPP”, lançamento da Editora Moderna e Fundação Santillana, em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC.

A publicação tem como objetivo auxiliar os gestores no processo de elaboração e revisão do PPP, assegurando que todos os envolvidos se comprometam com a melhoria das condições para as aprendizagens dos alunos.

De acordo com Tereza Perez, diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC, o PPP é uma tarefa coletiva, na qual devem se envolver gestores, coordenadores, professores, funcionários, alunos, pais e familiares, bem como representantes da comunidade vinculada ao processo educativo da escola.

“Trata-se de um instrumento importante para o trabalho dos educadores”, afirma Tereza. “O gestor, como mediador e interlocutor, ao convocar a comunidade escolar, deve propor que todos os atores reflitam e participem da construção do documento. Esse material deve revelar a realidade e encaminhar ações e soluções que contemplem o desejo da maioria.”

O título traz aos leitores “roteiros de observação” para apoiar o gestor e sua equipe a verificar como o PPP expressa as intencionalidades educativas no cotidiano da instituição, e também um caso real, com o passo a passo das etapas e ações realizadas por um gestor escolar para a implementação e revisão permanente do projeto na escola. Além disso, a obra aponta os itens essenciais contextualizando a sua necessidade e que servem de referência para a elaboração do documento, como a contextualização histórica e a caracterização da comunidade e da escola, assim como a sua missão, visão, valores, entre outros aspectos. O título está disponível gratuitamente para download, nos sites: www.moderna.com.br, www.fundacaosantillana.org.br e www.comunidadeeducativa.org.br (na seção “Publicações”).

Tendo em vista a concretização das metas e estratégias traçadas no Plano de Educação dos municípios e estados, o documento deve orientar os educadores a elaborar um projeto escolar, articulando-o a planejamentos importantes como a Base Nacional Comum Curricular, o Regimento Escolar, entre outros. Para o Ministério da Educação, o PPP “é o instrumento que pode projetar a curto prazo e no cotidiano escolar ações para atingir as metas desses planos”.

Por isso, um Projeto Político Pedagógico deve trazer à tona a realidade do dia a dia da escola: as necessidades práticas, o funcionamento geral – horário das atividades, o modo como é servida a merenda, o tempo de trabalho coletivo dos professores, a qualidade das aulas, a organização dos espaços, o acesso aos materiais e suprimentos, a autonomia dos estudantes, entre outros. Além disso, é um material que requer constantes revisões, levando em consideração a realidade da escola.

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