A pandemia e seus desdobramentos na vida dos educadores, estudantes e seus familiares exigiram da comunidade escolar e dos gestores da educação – e de outras áreas – uma profunda revisão e adequação das suas práticas em um contexto inédito de isolamento social e de preocupação em assegurar o direito à educação.
A fim de apoiar os gestores educacionais na liderança dessa desafiadora empreitada, o Itaú Social desenvolveu junto com a Comunidade Educativa CEDAC, e outros parceiros técnicos, uma série de ações para apoiar a atuação da educação pública com as escolas nesse contexto emergencial. Assim que começou o isolamento social, desenvolveu na sua Plataforma Polo, ambiente virtual de formação continuada, a área temática “Educação na Pandemia”, produzindo e disponibilizando para todo o país cursos on line gratuitos e certificados abordando diferentes aspectos da gestão que precisaram ser repensados nesse período.
Os cursos estão abertos a todas as pessoas mediante preenchimento de cadastro na plataforma: https://polo.org.br/educacao-na-pandemia/percurso/28/dirigentes-municipais-e-equipe
Após a parceria para o desenvolvimento dos cursos na plataforma, Itaú Social e CE CEDAC estenderam a sua atuação conjunta para prestar assessoria técnica aos municípios que são parceiros do Itaú Social em outros projetos. A assessoria é voltada a secretários de educação de 151 municípios que participam de iniciativas de colaboração intermunicipal, como Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs), colegiados e consórcios intermunicipais nos estados de Bahia, Paraíba, Piauí, Alagoas, Maranhão, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e a 15 municípios do estado de Pernambuco.
O trabalho nos territórios que têm as iniciativas de colaboração intermunicipal já foi iniciado e vai até o fim de novembro; já em Pernambuco, a ação se desenrola apenas ao longo do mês de outubro.
Considerando o envolvimento de, no mínimo, duas pessoas da Secretaria por município, são mais de 400 gestores participando das ações formativas.
Os dirigentes assistem aos cursos na plataforma e participam de ações de assessoria com a equipe da Comunidade Educativa CEDAC nas seguintes temáticas: Atividades pedagógicas não presenciais durante o isolamento; Acolhimento da comunidade escolar; Retomada às atividades presenciais com foco na equidade; Reabertura das escolas e atividades pedagógicas.
Na Plataforma Polo, a CE CEDAC apoiou o desenvolvimento de quatro cursos, um deles, “Atividades pedagógicas não presenciais durante o isolamento”, está no âmbito “Gestão pedagógica durante o isolamento”; os outros três estão no eixo de “Planejamento das atividades presenciais”: “Atividades presenciais com foco na equidade”; “Reabertura das escolas e atividades pedagógicas” e “Acolhimento da comunidade escolar”.
“Eu fiz os cursos e salvei no meu computador todas as atividades porque elas são muito completas, sugerem dados para a gente preencher que fazem com que a gente tenha condições de, em uma volta presencial das aulas, fazer o acolhimento que se deve não só dos alunos, como de todas as pessoas de dentro da escola (funcionários, educadores), como também das famílias”, relata a secretária de educação do município de Monte Azul Paulista (SP), Regina Helena Del’Arco, que está recebendo a assessoria.
“Além disso, nos dão um norte de como devemos fazer com as nossas crianças, para ver onde elas pararam, o que aprenderam, o que elas deixaram de aprender para a partir daí fazer um planejamento com uma nova estrutura de educação porque as aulas vão ter que voltar e a gente vai ter que ter condições para fazer com que as crianças aprendam o que não puderam aprender.”
Marlene Araújo Costa, coordenadora pedagógica do município de Cidelândia (MA) e formadora do Arranjo de Desenvolvimento de Educação (ADE) ADERA, que está na Rede de Colaboração Intermunicipal apoiado pelo Itaú, também reconhece a contribuição dos cursos e acredita que o material poderia ser usado pelos municípios do Maranhão na Jornada Pedagógica de 2021.
“Seria uma oportunidade ímpar de fazer nossas redes mais solidas e coesas. Nós estamos sendo formados com este material riquíssimo e nada melhor que usá-los nas nossas redes.”
Ela acredita que o material pode ser usado tanto no âmbito dos municípios de Maranhão, Pará e Piauí como nas iniciativas de colaboração intermunicipal que existem nesses estados em discussões e atuações conjuntas.