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18/08/2017

Intercâmbio entre equipe da CE CEDAC e do Uruguai vira livro

O intercâmbio de experiências entre educadores brasileiros e uruguaios virou um livro digital que aborda a investigação como prática educativa na perspectiva sul-americana. A publicação, intitulada “Acción y Reflexión: la investigación como potenciadora de aprendizajes” – ou, em tradução livre, “Ação e Reflexão: a investigação como potencializadora de aprendizagens” –  foi apresentada no último dia 21 de julho no edifício-sede do Mercosul, em Montevidéu.

O livro nasceu da iniciativa de educadores  uruguaios  e da Comunidade Educativa CEDAC que foram premiados no concurso de experiências “Paulo Freire”,  realizado no âmbito   PASEM – Programa de Apoio ao Setor Educativo do Mercosul .  Resultado de um acordo entre a União Europeia e o Mercosul , o PASEM foi desenvolvido entre 2012 e 2015  e tinha como principal objetivo o aumento da qualidade da formação de professores nos países da região do Mercorsul.   A segunda edição do concurso Paulo Freire (2015)  teve como eixos “Práticas inovadoras no Trajeto da Prática e/ou no âmbito das  práticas profissionais, na Formação (dos docentes) e Práticas inovadoras na Educação para a Diversidade”.

Dentre os 12 projetos selecionados pelo concurso, estavam o de “Formação de professores para atuarem com estudantes que apresentam dificuldades para ler o escrever ao final da primeira etapa do Ensino Fundamental”, realizado pela Comunidade Educativa CEDAC nos anos 2013 e 2014, no âmbito do Programa de Educação da Fundação Vale, e também os projetos  de duas  instituições  uruguaias, o Instituto de Professores Artigas, em Montevidéu e o Centro Regional de Professores de Florida (CeRP), com  o Projeto de Introdução à Investigação em Didática (PIID) como inovação na formação docente.

O Concurso premiou a equipe da CE CEDAC com uma visita aos colegas em Montevidéu e Florida  para conhecer as experiências vencedoras.A fim de aprofundar o intercâmbio,as instituições vencedoras organizaram também uma visita das educadoras uruguaias à sede da CE CEDAC, onde foram recebidas por Lurdinha Martins, Fátima Fonseca, Patrícia Diaz, Samuel Duarte e Luís Carlos de Menezes (conselheiro da CE CEDAC) com uma programação especial.

São os frutos dessas trocas que estão documentados no livro, que, escrito em espanhol e português, traz relatos das experiências vencedoras, registros dos encontros entre os educadores nesses intercâmbios e capítulos escritos pelos educadores envolvidos nas experiências vencedoras.

Luis Garibaldi, do Centro de Formação em Educação, do Uruguai, disse, na cerimônia de lançamento da publicação, que o Programa PASEM deixou de ser uma cooperação mútua com a União Européia para estar sob a égide exclusiva do Mercosul e destacou a importância desse tipo de publicação como forma de documentar o valioso intercâmbio entre docentes desses países.

A experiência da CE CEDAC na formação de professores dos grupos de apoio, ganhadora do prêmio Paulo Freire, foi realizada no município de São Pedro da Água Branca, no Maranhão. Tinha como objetivo garantir a aprendizagem da leitura e da escrita autônomas e competentes de todos os alunos, pois ao verificar os resultados da Prova Brasil no município maranhense foi possível observar que apenas 11% dos estudantes apresentavam nível de proficiência adequada em Língua Portuguesa no 5° ano.

“Esse resultado é preocupante e nem sempre os profissionais da educação estão devidamente preparados para trabalhar com as crianças que ainda não são leitoras e escritoras como se espera ao final do 5° ano do Ensino Fundamental”, afirma o artigo da CE CEDAC publicado no livro. “É preciso reverter a visão simplista e restrita, relacionada às propostas didáticas de leitura e escrita institucionalizadas em muitas salas de aula, segundo a qual se alfabetiza focando nas palavras; se aposta no trabalho isolado dos alunos nestas atividades e a intervenção do professor, junto aos alunos, nem sempre é a mais adequada e ajustada às necessidades da aprendizagem.”

No evento de 21 de julho, foram exibidos depoimentos gravados de representantes da equipe da CE CEDAC –  Fátima Fonseca, Lurdinha Martins, Luís Carlos de Menezes e Patrícia Diaz.

Claudia Cabrera e Daisy Imbert apresentaram a experiência realizada no Uruguai, na cidade de Florida, e procuraram mostrar ao público presente os principais aspectos de que o livro trata, a respeito do ensino e da aprendizagem por investigação, tanto na Formação docente como nas aulas de ensino médio.

Também foi exposta a experiência de profesores paraguaios, pela autora Cristina Rebollo, na qual se destaca uma instância formativa destinada a educadores de Ensino Médio.

A última experiência apresentada foi  justamente o encontro entre educadores  do Uruguai e do Brasil em São Paulo para encaminhar a publicação do livro apresentado neste evento..

O evento foi encerrado com a apresentação de duas professoras representando a equipe uruguaia, Adriana Pérez e Marcela Pérez, e com um depoimento em vídeo da diretora de desenvolvimento educacional da CE CEDAC, Patricia Díaz. Nas palavras finais, todas ressaltaram a importância do componente humano – a empatia e a disposição – para consolidar uma equipe de docentes de diferentes nacionalidades, idiomas, idades e trajetórias acadêmicas e o desejo de que a publicação inspire outros a seguir pensando e atuando para melhorar a Educação tanto dos profesores como das crianças e adolescentes envolvidos.

O livro está disponível para download em PDF: https://rodaeducativa.org.br/wp-content/uploads/2017/08/pasem_experiencias_2016.pdf

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