contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
20/06/2022

Formação de leitores acompanha a história da CE CEDAC

A leitura faz parte da história da Comunidade Educativa CEDAC desde o seu início, em 1997, é central no nosso jeito de fazer educação porque ocupa um lugar fundamental no desenvolvimento humano e no fortalecimento da base crítica necessária à continuidade dos estudos e à possibilidade de escolhas para a participação na vida social, profissional e política.

 “Trabalhamos sempre para que a formação de leitores possa ser entendida como um valor – na escola e fora dela – e possa se qualificar para que todos e todas possam acessar esse direito, afirma Patrícia Diaz, diretora executiva da CE CEDAC.

Ela destaca que, para avançar na formação de leitores, temos que olhar a leitura de diversos ângulos, por isso os projetos realizados pela CE CEDAC promovem situações formativas para discutir a leitura em três âmbitos:

DIDÁTICO
> a leitura como objeto de ensino;
> as estratégias didáticas para o ensino da leitura em articulação com as formas de aprendizagem dos estudantes sobre as práticas leitoras;
> como a leitura pode acontecer desde muito cedo;
> como ampliar o repertório de todos, principalmente, daqueles que estão em condições de menos acesso;

FORMAÇÃO PESSOAL DOS EDUCADORES
> o desenvolvimento de comportamentos leitores dos próprios educadores;
> a ampliação de repertório por meio da participação de experiências estéticas com boas obras literárias;

MOBILIZAÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA
> como os diversos atores sociais de cada território podem ajudar a ampliar e qualificar a visão sobre a importância da leitura;
> como institucionalizar boas práticas de formação leitora para a qualificação dos projetos político pedagógicos das escolas e o projeto pedagógico das redes.

O objetivo central é que todos possam ter condições para se formarem como leitores de todos os gêneros textuais, para todos os propósitos e em todos os suportes e modalidades em que os textos se apresentam em nossa sociedade, mas, Patrícia destaca o valor dos textos literários nessa formação: “como nos ensinou o sociólogo, crítico literário e professor, nosso mestre Antônio Candido, a literatura é um direito indispensável para o desenvolvimento humano. E se nossa meta é de contribuição, via educação, para uma sociedade melhor, essa humanização é essencial.”.

A literatura nos ajuda no exercício da alteridade, pois provoca nosso deslocamento para viver experiências diversas dos personagens que povoam as histórias, dos sentimentos que são despertados pela linguagem. Faz parte do patrimônio cultural da humanidade e ter acesso a esse patrimônio é poder se desenvolver como ser humano, ampliar o repertório linguístico, ampliar as possibilidades de intercâmbio com outras culturas e com a diversidade de pessoas pelo mundo é, de certa forma, participar ativamente da apropriação e recriação da nossa história.

Essas são as principais reflexões que direcionam o trabalho da CE CEDAC para a meta de formar mais e melhores leitores em nosso país. Continuaremos atuando na promoção do direito à leitura, pesquisando continuamente e qualificando nossa prática para a conquista desta meta.

Quer saber mais? Clique aqui e acesse nossas publicações gratuitas sobre o tema.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.