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04/02/2021

Ferramenta gratuita ajuda gestor a avaliar oportunidades educacionais no território

A Comunidade Educativa CEDAC desenvolveu, com a parceria de especialistas e gestores públicos, uma ferramenta para identificar as oportunidades da Educação nos territórios à luz do Ioeb (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira).

A ferramenta abrange 7 categorias que podem ser avaliadas de forma participativa: Atuação com foco na equidade, Clima escolar, Estrutura do sistema de ensino, Educação não formal e parcerias, Práticas de Participação, Práticas Educativas e Recursos para a educação. 

A intenção é fomentar uma discussão sobre as oportunidades educacionais no território, envolvendo aspectos mais amplos, para além dos fatores que compõem o índice (que combina indicadores relacionados a insumos e resultados da educação local – clique aqui para ler mais sobre a composição do índice).

“A ferramenta tem dois grandes objetivos: o primeiro é apoiar as localidades na construção de um plano de ação a partir do diagnóstico e da realidade de cada território, respondendo à pergunta: o que fazer com este índice? Ou seja, não basta ter um resultado, é preciso estimular a utilização de dados para a tomada de decisões”, afirma a coordenadora do Ioeb na CE CEDAC, Renata Grinfeld. “E, por outro lado, a ferramenta provoca diferentes articulações para que as ações sejam desenvolvidas em colaboração, já que as oportunidades educacionais da localidade/ território são de responsabilidade de diferentes atores e setores sociais.”

“Achei sensacional! Tem bastante autonomia para a aplicação”, afirmou William Melo, professor da rede municipal de Educação de Maricá-RJ, doutorando no Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE) da UFRJ e pesquisador da Uniperiferias, que participou do grupo que testou a ferramenta em primeira mão a fim de contribuir com o seu aprimoramento. “É tranquilo entender as dimensões, o que facilita muito a tomada de decisões. Isso, em um contexto em que muitas gestões têm dificuldade em interpretar determinados dados, ganha uma importância muito grande porque existe essa resistência ao uso de indicadores nas escolas por causa da falta de compreensão.”

A ferramenta oferece, além de indicadores para cada dimensão, um campo de registro do comitê, que é de preenchimento opcional, mas tem grande importância quando se pensa em diferentes contextos em uma mesma localidade. Quando o comitê preenche o formulário, é gerado um painel de análise, com uma síntese de cada dimensão e um gráfico que fornece aos envolvidos uma visão sobre as dimensões em que a oferta de oportunidades se dá de forma mais satisfatória e aquelas que merecem mais atenção.  

No caso de uma aplicação colaborativa com representantes de diferentes territórios/localidades, como é recomendado, a análise poderá ser feita em encontros com diferentes grupos, e a consolidação poderá acontecer posteriormente de forma a refletir uma maior diversidade de olhares.

A ideia da ferramenta surgiu há dois anos em conversas com gestores públicos que participaram das discussões dos resultados do Ioeb 2019, como uma estratégia de aprofundamento da discussão das oportunidades educacionais e de priorização das questões que merecem mais atenção da gestão.

Após levantar contribuições desses gestores, a equipe da CE CEDAC passou à construção da ferramenta, na qual contou com a parceria técnica da Conhecimento Social e da  Resultaat. Uma primeira versão da ferramenta foi então submetida ao uso experimental de representantes cinco municípios, que forneceram mais elementos que levaram à revisão e ao aprimoramento do recurso.

“Testar [a ferramenta de diagnóstico Ioeb] foi uma experiência muito interessante porque exigiu uma ação conjunta da equipe de trabalho e a comunidade para levantar os dados para o preenchimento”, relatou Maria Assunta  Fioramonte Della Colleta, assessora técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste.

“Além de gerar um diagnóstico de possíveis fragilidades do território, ela também nos ofereceu possíveis intervenções transformadoras.”

A ferramenta está disponível para download de forma gratuita no site do Ioeb  na página de Gestão Educacional, e pode ser especialmente útil início das gestões municipais para orientar o seu planejamento.


As ações relacionadas ao Ioeb, desenvolvidas sob a gestão da CE CEDAC desde 2018, contam com recursos de Itaú Social, Porticus, Instituto Natura, Fundação Roberto Marinho e Instituto Humanize.

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