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28/03/2024

Escuta, diálogo e multiplicidade de vozes: premissas de uma gestão democrática

Promover a participação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar — estudantes, professores, funcionários e familiares — para o desenvolvimento de uma proposta educacional alinhada às demandas de cada comunidade visando o desenvolvimento de práticas pedagógicas adequadas às necessidades dos alunos e à construção de uma cidadania ativa e participante. Essa pode ser considerada a síntese da visão de uma gestão democrática nas escolas, cujo início do debate remonta à pressão da sociedade civil pela redemocratização do país, no final dos anos 1970, e que aparece expressa em documentos como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

É o que aborda uma matéria do Portal Diversa que ouviu a coordenadora pedagógica na Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa Cedac) Maura Barbosa. Para ela, somente a prática da escuta e da discussão periódica das questões presentes no cotidiano escolar permitem a instauração de uma gestão democrática. “Esses são espaços de vivência da cidadania. Sem eles, não é possível falar de uma escola democrática.”

Confira aqui o conteúdo na íntegra!

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