contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
26/07/2016

Equipe do PVE planeja como levar vozes de estudantes para as suas comunidades

Como fazer com que as vozes e as ideias de crianças e adolescentes de 16 municípios do Programa Parceria Votorantim pela Educação sejam ouvidas e consideradas pelas suas comunidades e pelos políticos locais ? – esse foi um dos desafios sobre os quais a equipe do programa se debruçou na sua 2ª Oficina do ano.

Mobilizadores das empresas do Grupo Votorantim que apoiam o PVE, formadores da Comunidade Educativa CEDAC, parceiros e as equipes gestoras do programa estiveram reunidos em São Paulo, nos dias 6 e 7 de julho, para revisitar o trabalho do 1º semestre – em que realizaram consultas lúdicas com mais de 300 estudantes sobre a “Escola que queremos construir juntos” e lançaram o Desafio Criativos da Escola, que reconhecerá e premiará projetos transformadores protagonizados por crianças e adolescentes.

Com base na riqueza dos conteúdos obtidos na consulta, e da grande repercussão do Desafio nos municípios, a equipe refletiu sobre as próximas etapas que vêm pela frente: a elaboração de uma carta aberta à comunidade, a partir do que as crianças e adolescentes que participaram da consulta expressaram, e a mobilização pela realização e inscrição de projetos.

A carta pública, lembrou o grupo, deve dar voz a crianças e adolescentes sobre a escola que podemos construir juntos; promover a escuta dos adultos para o que dizem crianças e adolescentes sobre a escola; e mobilizar a sociedade para se comprometer com as mudanças necessárias para promover uma educação de qualidade.

A coordenadora do programa na CE CEDAC, Camila Fattori, enfatizou a responsabilidade com as expectativas expressas pelos estudantes durante a consulta.  “É importante planejarmos com cuidado como dar visibilidade a essas demandas. Assumimos – nós, a secretaria, as escolas – uma responsabilidade com os meninos quando fomos consultá-los.”

“Temos que colocar as demandas dos meninos como pauta para as discussões do debate político e não partidário, pois é essencial discutir educação em período eleitoral”, complementou Tatiana Capitanio, gestora do PVE no Instituto Votorantim.

Os mobilizadores e formadores puseram a mão na massa. Como os estudantes dos seus municípios que participaram da consulta, foram desafiados a elaborar uma bandeira que simbolizasse “A escola que queremos construir juntos”.

“Representamos na bandeira uma escola mais aberta. A escola se abrindo para o mundo e os adultos abertos às demandas dos jovens”, explicaram os integrantes de um dos grupos. “Percebemos que o problema está no adulto. Nós subestimamos a capacidade do jovem. Eles estão pensando no mundo, não só na localidade. A escola tem que ser do mundo; o menino tem que se sentir no mundo. A asa do jovem não pode ser cortada enquanto tá crescendo. Temos que ouvir as demandas da escola.”

Camila Fattori observou que nas quatro bandeiras elaboradas pelo grupo, havia um forte  desejo de transformação e uma consciência clara de os estudantes têm muito a dizer.

Durante a oficina, os mobilizadores também se dedicaram a planejar as próximas etapas do Desafio Criativos da Escola. Angelica Garcia, do Instituto Alana, orientou os mobilizadores para a seleção local dos projetos – processo que ocorrerá apenas nos municípios participantes do PVE, que terão uma premiação adicional, e que precederá a seleção nacional, na qual os projetos dos municípios do PVE concorrerão com os outros de todo o País.

Embora o principal foco da oficina tenha sido o trabalho de mobilização social, o grupo também analisou o andamento das ações da frente de gestão, realizado pelos formadores junto às equipes das Secretarias de Educação e dos diretores/coordenadores em três diferentes temas, conforme escolha do município – Educação Inclusiva; Avaliação e Aprendizagem; e Base Curricular Comum/Indicadores de Qualidade da Educação.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.