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16/04/2021

Ensino Híbrido é tema de curso no Programa Formações Mediadas

Família e comunidade discutindo sobre projetos de vida; planejamento, formação, inclusão digital na educação; participação de todos os discentes; efetivo acesso a internet e outras mídias por todos os alunos.

Essas foram algumas das respostas de representantes de 389 Secretarias Municipais de Educação à pergunta: “O que eu quero ver acontecendo na escola para que possamos dizer que o ensino híbrido está acontecendo e com qualidade no meu município?”, lançada no webinário de abertura do módulo Ensino Híbrido, o primeiro deste ano pelo projeto Formações Mediadas, uma iniciativa do Itaú Social com a parceria técnica da Comunidade Educativa CEDAC e apoio da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

A formação, voltada para dirigentes e técnicos das Secretariais Municipais de Educação, inaugura o primeiro dos três módulos a serem desenvolvidos ao longo desse primeiro semestre e que têm como objetivo apoiar os dirigentes e a equipe técnica dos municípios a refletirem e aprimorarem práticas para a garantia das aprendizagens das crianças e estudantes no contexto atual marcado pela pandemia, para que possam formar e apoiar às equipes das Secretarias e escolas.

Embora a formação com a equipe da CE CEDAC esteja restrita aos participantes do programa, os conteúdos autoinstrucionais ficam disponíveis on-line para gestores de todo o país na plataforma Polo do Itaú Social, assim como os dos demais módulos e podem ser cursados de forma independente.

“Sabemos que para lidar com os desafios na pandemia na educação, precisamos investir muito na colaboração e na formação. No módulo Ensino Híbrido, vamos apoiar os municípios no planejamento e implementação das atividades pedagógicas presenciais e não presenciais de forma articulada, com base nas normativas que guiam a resposta educacional neste momento”, afirma Camila Fattori, coordenadora pedagógica da CE CEDAC que está à frente deste projeto. “A ideia é que os materiais apoiem esses gestores na formação de sua rede pois temos verificado que os educadores precisam de muito apoio nesse momento para fazer com que os direitos de crianças e adolescentes sejam de fato garantidos!”

O módulo Ensino Híbrido conta com 8 horas, sendo 2 horas dedicadas ao webinário de abertura (para os municípios participantes), 4h de atividades assíncronas que compõem o curso (que ficam disponíveis na plataforma para todos) e 2h de encontro com os formadores (para os municípios participantes). Será desenvolvido  ao longo do mês de abril e será seguido por outros dois nos meses seguintes: Flexibilização Curricular (maio) e Condições para a Reabertura das Escolas (junho).

Os cursos desenvolvidos pela equipe CE CEDAC em parceria com o itaú Social são compostos por textos de apoio, vídeos, apresentações e instrumentos (guias, pautas, roteiros, planilhas) e foram desenvolvidos dentro de uma abordagem sistêmica de forma que possam ser usados nas formações das equipes técnicas das secretarias municipais e das equipes das escolas.

A CE CEDAC desenvolveu os primeiros cursos para a plataforma Polo no ano passado para ajudar os municípios no planejamento e implementação de ações para minimizar os efeitos da pandemia sobre a trajetória escolar dos alunos. Ao longo de 2020, foram desenvolvidos outros cursos, incluindo:  Atividades pedagógicas não presenciais durante a pandemia, Acolhimento da comunidade escolar, Atividades pedagógicas pós reabertura (que posteriormente foi remodelado como Ensino Híbrido) e Retomada com equidade.

Além disso, realizamos a formação mediada para 15 municípios em Pernambuco e para 166 municípios da Rede de Colaboração Intermunicipal em mais de nove estados também com foco na gestão educacional para o contexto da pandemia.

Link para os cursos na Plataforma Polo:
 https://polo.org.br/educacao-na-pandemia/percurso/28/gestao-da-educacao-para-dirigentes-municipais-e-equipe

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