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09/03/2016

Educadores produzem Orientações Curriculares para Educação Infantil do município de Paragominas

Durante o segundo semestre de 2015, cinco educadores da Secretaria Municipal de Educação e uma coordenadora pedagógica de escola de Paragominas, no Pará, produziram as Orientações Curriculares da Educação Infantil com assessoria da Comunidade Educativa CEDAC.

O processo teve início com a análise de currículos de outros municípios e de documentos que o próprio município já produzira em anos anteriores.  A equipe passou, então, a realizar estudos teóricos e reflexões que foram fundamentando a produção dos textos.

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Ana Paula da Silva, Edna Carvalho de Souza, Elessandra Maria Pinheiro Barroso, Francisca Janice Silva, José Antonio de Abreu e Maria Elisa Von Lohrmann da Cruz. A equipe que produziu o documento esteve em São Paulo duas vezes, na sede da Comunidade Educativa CEDAC, em reuniões de supervisão e oficina sobre produção de texto.

No município, a equipe realizou reuniões semanais para estudo teórico e continuidade do trabalho de produção do documento, além de compartilhar o andamento com a secretária de Educação Mozimeire Pereira de Souza Costa e demais membros da equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Todo o processo foi orientado pela formadora Renata Caiuby e pela coordenadora pedagógica Beatriz Telles, que já no primeiro encontro de trabalho discutiram a estrutura do documento e produziram roteiros para as produções dos capítulos.

Após a produção de alguns capítulos, foi realizada uma consulta pública que envolveu professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas de Educação Infantil do município. O investimento nesse formato deu-se pela certeza que temos na fertilidade dos trabalhos realizados de forma colaborativa. Em um grande município como Paragominas – que possui mais de 160 profissionais envolvidos com a Educação Infantil –, conseguir envolver a todos em um processo importante como esse era um desafio. Ao final da produção dos capítulos, nova consulta pública foi realizada e as contribuições advindas desse processo foram incorporadas ao documento.

Paralelamente ao processo de produção das Orientações Curriculares, na Secretaria Municipal de Educação, a formadora do Projeto realizou reuniões de formação e trabalhos de campo nas escolas, com professores, coordenadores pedagógicos e diretores. Na medida em que as discussões acerca do currículo aconteciam, já era possível notar como tudo ia se tornando “vivo” nas escolas.

“A construção das Orientações Curriculares para a Educação Infantil – Currículo, da Rede de Paragominas – representa uma grande conquista para o município por se tratar de um documento que norteia e direciona a prática pedagógica de todos os profissionais que atuam diretamente na Educação Infantil. Subsidia o processo pedagógico, de modo que legitima cada vez mais a construção de um trabalho construído ao longo dos anos na Rede, por meio da formação continuada que acontece no município desde o ano de 2008”, relatou Francisca Janice Silva, da Secretaria Municipal de Paragominas e autora do documento.

Um dos conteúdos discutidos foi a BRINCADEIRA na Educação Infantil, e a inserção das atividades realizadas nas escolas foi, intencionalmente, ganhando espaços cada vez mais nobres. As imagens das brincadeiras realizadas nas escolas, que fazem parte desta matéria, foram feitas pelos próprios educadores, que – com o olhar sensível – conseguiram capturar  o envolvimento das crianças nas atividades em que são totalmente autoras e guiadas por sua incrível capacidade de imaginação.

Renata Caiuby ressalta: “Nas orientações do processo de construção do currículo do município, pude ver cada participante da equipe de produção ir se apropriando e se apoderando tanto da forma quanto do conteúdo desse novo documento de referência para a rede. O desafio agora é colocar o currículo em ação, mas já pudemos notar boas apropriações pelos educadores das escolas, o que revela que o empenho para cumprir esse desafio trará ainda mais qualidade para a educação do município”.

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Escolas oferecerem com regularidade materiais não estruturados, bastante diversificados e flexíveis (papelão, tecidos, pneus e outros materiais reaproveitáveis), e assim, favorecerão as invenções das crianças

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Educadores ajudam a organizar objetos e cenários que fazem parte da cultura das crianças (mobiliário de casinha, panelinhas e carrinhos, entre outros)

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Educadores oferecem adereços, fantasias e tecidos para as crianças viverem diferentes papéis, tais como: médico, paciente, enfermeiro…

As Orientações Curriculares para a Educação Infantil de Paragominas ficaram prontas no mês de janeiro de 2016 e tornaram-se motivo de orgulho.

Segundo Beatriz Telles: “Esse orgulho traduz também o sentimento de competência que foi crescendo no grupo ao longo do processo de produção. O empenho da equipe da Secretaria de Educação está sendo agora no sentido de os coordenadores das escolas passarem a utilizar esse documento como principal referência nas ações formativas que realizam com professores, o que possibilitará não só pautar a qualificação das práticas realizadas nas escolas, como favorecer a equidade, já que o mesmo documento deve orientar o trabalho de todas as escolas de Educação Infantil, sem, no entanto, desconsiderar as diferenças culturais dos grupos sociais que compõem o município”. 

O município possui escolas na zona urbana, no campo e em área indígena. O documento de Orientações Curriculares foi produzido com o objetivo de servir de referência para todos os educadores que compõem esse rico e diverso cenário.

“Pensar as Orientações Curriculares da Rede Municipal de Paragominas e as expectativas de aprendizagens para crianças da Educação Infantil foi um grande desafio, em especial para mim, pois tive a oportunidade de ampliar e aprofundar meus conhecimentos com relação à Educação Infantil em sua essência. Portanto, participar dessa produção fez e fará com que eu possa subsidiar melhor os professores e coordenadores pedagógicos de nossas escolas, para que, juntos, possamos favorecer, ainda mais, melhores condições de desenvolvimento para nossas crianças do campo”, relata Elessandra Maria Pinheiro Barroso, da Secretaria Municipal de Paragominas e autora do documento.

 A Comunidade Educativa CEDAC sente-se muito feliz pela conclusão de mais esse trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Paragominas. Já são mais 10 anos de uma parceria firmada pelo mesmo desejo de atender cada vez melhor nossas crianças e jovens. Esse é um município que verdadeiramente trabalha com esse propósito.

“Durante todos os meses de produção, nós, da Comunidade Educativa CEDAC, ao acompanhar o intenso trabalho que era realizado, vibrávamos com as conquistas do grupo. O comprometimento que demonstraram, a disponibilidade, a organização, a priorização de tarefas e a vontade de vencer desafios foram pontos que nos chamaram a atenção. Sabemos que o processo de escrita não é simples, mas, como também sabemos que é imprescindível para todos que assumem a docência, a realização desse trabalho ressaltou a competência do grupo e conferiu a eles a autoria de mais um importante passo para a educação de qualidade no município”, diz Simone Azevedo, coordenadora pedagógica da CE DECAC.

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