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19/12/2016

Discussão do PPP marca encerramento da formação de diretores em Ferraz de Vasconcelos

A discussão do Projeto Político-Pedagógico marcou o encerramento, na semana passada, da formação dos diretores da rede municipal de Ferraz de Vasconcelos (SP).

Conduzida pela coordenadora de gestão da Comunidade Educativa CEDAC a formação para gestores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental colocou foco nas condições institucionais que precisam ser cuidadas no PPP, como o acompanhamento dos avanços relativos às aprendizagens dos alunos; as fragilidades na estrutura física; a avaliação dos projetos institucionais e a qualidade dos relacionamentos interpessoais.

O diretor Márcio José de Jesus, da EMEF Myriam Alckmin, conta que esta foi a sua primeira formação voltada para o PPP. “Confesso que quando recebi o convite imaginei que fossem orientações de como encaminhar o documento para a SME”, afirmou Márcio.

“Mas quando comecei a escutar a Maura,  percebi que o momento seria especial. Eu que estou na direção há apenas um ano, já fui imaginando coisas a serem realizadas na escola para colocar o PPP no seu devido lugar, como uma bússola que orienta todas as ações, considerando o contexto local com suas qualidades e desafios. Foi algo inédito ter alguém tão capacitado para abordar esse assunto com tanta franqueza. Outro detalhe de muita importância é que já nos orientou em como iniciar o ano de 2017.”

“A discussão sobre o PPP é sempre muito oportuna, porque por mais que já saibamos da seriedade deste documento, geralmente só nos atentamos a ele no início do ano. Mas durantes esses três encontros refletimos sobre a necessidade de mantê-lo vivo, como um espelho da escola”, afirmou a diretora Osneide dos Santos Nunes, da CEI Eduardo Santiago. “A comunidade e toda a equipe escolar deve participar efetivamente da construção e cumprimento deste documento. Como gestora, devo ter um novo olhar em relação a ele, pois é o aluno nossa real preocupação, seus direitos devem ser assegurados. Discutir sobre o Projeto Político Pedagógico nessa época do ano não é muito comum, mas me fez repensar junto com a equipe o que realmente deu certo e o que precisamos mudar. Este será o principal tema no replanejamento do próximo ano.”

A formação realizada por Maura em torno no PPP foi um desdobramento da que foi oferecida aos diretores da Educação Infantil, realizada no âmbito do Projeto Pequenos leitores, ao longo de 2015 e 2016, com o propósito de colocar em discussão: a organização dos espaços para que os alunos tivessem acesso aos livros; a importância de observar como os  professores estavam utilizando  os livros e lendo  para os alunos; a qualidade literária do acervo.

“O trabalho com a Maura foi de extrema importância para o fechamento do ano letivo”, disse a diretora: Elaine Alves Sampaio, da EMEIF Silvino Antunes. “Para nós, gestores, é muito importante ter momentos como esses de troca, de reflexões sobre nossa prática que redirecionam novos caminhos a percorrer.”

O projeto Pequenos Leitores atuou em Ferraz de Vasconcelos na formação de professores, coordenadores, técnicos e diretores das unidades de Educação Infantil, com o objetivo de garantir, por meio da leitura literária, o ingresso das crianças de 3 a 5 anos na cultura escrita.

O projeto, já encerrado em Ferraz de Vasconcelos, será desenvolvido nos municípios paulistas de Lagoinha e Mongaguá em 2017/2018. Ambos os municípios foram selecionados em edital promovido pela CE CEDAC e pela FTD Educação.

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