contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
29/01/2025

Direção escolar: um turbilhão também passou por aqui

Novas legislações deram um empurrão para as mudanças se efetivarem, às vezes com o acréscimo de decisões judiciais. No entanto, a partir de meados da década passada houve dois furacões que muito impactaram o mundo da educação. Primeiro, a fissura político-ideológica que levou muitas famílias a questionar a atuação dos educadores e educadoras; depois, a pandemia de Covid-19, que esvaziou os colégios por dois anos ou mais, aumentando problemas comportamentais e de aprendizagem.

Com isso, a figura da direção escolar ganhou ainda mais relevância, exigindo da categoria maior capacidade de intervenção e de coordenação no cotidiano de comunidades escolares e, sobretudo, para fazer crianças e jovens retomarem o rumo de sua formação pessoal e intelectual.

“O que mais discutimos com os diretores são as relações interpessoais. É muito complexo o que tem acontecido nas escolas, com questões como diversidade e pós-pandemia, por exemplo. Sozinho, ninguém faz uma escola funcionar, principalmente aquelas grandes e diversas”, diz Roberta Panico, diretora-executiva da Roda Educativa (a antiga Comunidade Educativa Cedac), instituição que provê formação continuada a gestores públicos.

Confira a matéria da Revista Educação na íntegra!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.