contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
30/09/2022

CE CEDAC celebra 25 anos com Diálogos Formativos

A Comunidade Educativa CEDAC reuniu quatro das suas maiores mestras em uma série de ações formativas voltadas para equipe e convidados. Delia Lerner, Ana Maria Kaufman, Mirta Torres e Patricia Sadovsky passaram a  última semana de setembro em São Paulo interagindo com as equipes e convidados, alternando momentos de supervisão dos projetos com a apresentação das suas pesquisas na área da Educação.

O ponto alto da programação foram os Diálogos Formativos da CE CEDAC, realizados no Colégio Santa Cruz, com cerca de 150 convidados distribuídos em quatro salas onde cada especialista apresentou suas pesquisas nas áreas em que são referência: Ana Maria Kaufman abordou o tema dos Instrumentos de avaliação das Aprendizagens; Delia discorreu sobre Ensinar e aprender a escrever. Certezas e Interrogações; Mirta falou sobre a “A formação do diretor escolar e Patrícia, sobre “a potência do trabalho colaborativo entre docentes para repensar o vínculo dos alunos com o conhecimento”.

“A história da Comunidade Educativa CEDAC com as argentinas começou com a Delia, que conheci ainda no início dos anos 90, por intermédio da pesquisa sobre escrita numérica realizada por ela com Patricia Sadovsky”, lembrou a diretora-presidente Tereza Perez na abertura do evento. “Era tão evidente o que vocês mostravam e eu, então  formadora de professores de matemática, nunca tinha notado a beleza do pensamento que estava em jogo nas escritas “erradas” das crianças. Começou aí um relacionamento com essa dupla dinâmica de muita admiração, aprendizagem, respeito e carinho. No decorrer dos anos somaram-se Mirta, Ana Maria, Anne Siro, Ana Espinosa …….”.

Tereza explicou que o propósito do encontro foi compartilhar com todos a oportunidade de ampliar reflexões com as provocações que Ana, Delia, Mirta e Patricia vêm trazendo à CE CEDAC ao longo dos 25 anos de trajetória da organização. “Decidimos realizar uma espécie de supervisão pública em que todos aqui possam vivenciar a experiência que temos com elas de refletir sobre a própria prática a partir de olhares mais apurados, mais experientes, que afinal é o que pretendemos ser para os educadores nos territórios.”

Em sintonia com o princípio “Aprender sempre, ensinar melhor”, a equipe pedagógica da CE CEDAC também teve um dia de reuniões com as especialistas para discutir as questões específicas dos projetos.

A vinda das especialistas ao Brasil foi viabilizada por uma parceria entre CE CEDAC e o Instituto Acaia, que mantém o Atelieescolaacaia, e contou com o apoio do Colégio Santa Cruz. Também houve formações e discussões com as especialistas no Acaia.

O evento do dia 28 culminou com uma homenagem à Delia Lerner, que completa 80 anos em breve. “A Comunidade Educativa CEDAC, antes só CEDAC, faz 25 anos e você fará 80 em breve. Muita coisa aconteceu de lá para cá, mas você nos acompanha desde o início, com uma escuta sensível às nossas questões didáticas que não foram e nem são poucas”, disse Tereza, dirigindo-se à Delia.

“Levamos você, seu rigor, sua sensibilidade, sua lucidez para todos os lugares para onde passamos no Brasil. E não foram poucos. Pelo menos mil municípios nos 27 Estados do país. Se podemos falar de uma prática reflexiva, olhar para todos os profissionais de educação como produtores de conhecimento e agentes de mudança, é porque você também sempre nos tratou dessa forma”, afirmou a presidente da CE CEDAC, agradecendo a educadora pela sua contribuição para a formação da equipe da CE  CEDAC e para o aprimoramento das propostas que levamos aos municípios. Tereza lembrou que Delia introduziu, por exemplo, o conceito de projeto didático em uma época em que pouco se falava disso no Brasil. 

Após a fala de Tereza, Delia recebeu homenagens das colegas e amigas argentinas, e da equipe da CE CEDAC.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.