Dever de casa: essencial ou superado? O que dizem os especialistas e como isso impacta a rotina do seu filho
Para alguns, um sacrifício, para outros, essencial. Afinal, qual é a importância do dever de casa? O G1 reuniu diversas/os especialistas para abordar o assunto e, entre eles, a nossa coordenadora pedagógica Angela Luiz Lopes.
Para ela, como mães, pais e cuidadoras/es são responsáveis por oferecer apoio e garantir o espaço e materiais necessários para a realização da tarefa, a lição de casa precisa ser discutida na reunião de pais. E ainda não é o tipo de dever que precisa ser revisto, mas também os grupamentos na sala de aula, para promover mais dinamismo.
“Como que eu amadureço um conjunto de habilidades e ela se torna uma competência? A gente ainda está patinando muito em melhorar as práticas de sala de aula. Precisamos de práticas mais pautadas na resolução de problemas, no protagonismo dos estudantes em agrupamentos diversificados. E a atividade de casa é só mais um elemento nesse processo e precisa de alguma maneira ser uma extensão ou apoio ao que está sendo proposto em sala de aula”, reflete Angela.