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Modalidade on-line, autoformativo
Público diversos
Duração 20 horas
Datas permanente
Formadora/or equipe de gestão
Valores gratuito!

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Diagnóstico e ampliação das oportunidades educacionais

Foto de garota jovem negra de perfil encostada em uma estante de madeira cheia de livros. Ela segura dois livros nas mãos

Pra quem é este curso?

Gestores públicos, educadores, familiares e estudantes, representantes de conselhos, universidades e de instituições do terceiro setor e outros atores dos territórios envolvidos na reflexão sobre como melhorar as oportunidades educacionais das crianças, adolescentes e jovens da sua localidade.

Por que fazer esse curso?

Este curso foi elaborado para ajudar os atores de cada território (gestores públicos, educadores, familiares e estudantes, representantes de conselhos, universidades e de instituições do terceiro setor) a refletirem juntos sobre como melhorar as oportunidades educacionais das crianças, adolescentes e jovens da sua localidade.

Como funciona?

Esse é um curso autoformativo, o que significa que você poderá estudar de forma autônoma, no tempo em que desejar a partir das orientações que encontrará em nosso Espaço Digital de Formação.

Ele está dividido nos seguintes módulos:

Módulo 1: Desigualdades de oportunidades educacionais: compreender para intervir.

Módulo 2: Compreendendo o Ioeb na prática.

Módulo 3: Planejando o diagnóstico das oportunidades educacionais em seu território.

A área para certificação do curso aparecerá ao final, após sua avaliação. A certificação está condicionada a um questionário sobre pontos essenciais do curso. A carga horária é de 4h.

Importante: Após a inscrição a/o participante terá 60 dias para conclusão do curso.

Principais aprendizagens

  • Refletir sobre o significado de oportunidades educacionais e ampliar seu conhecimento sobre o cenário de desigualdades no Brasil e nos diferentes territórios.
  • Conscientizar-se sobre a potência do território como gerador de oportunidades educacionais e sobre a necessidade de articulação entre diferentes setores sociais para a corresponsabilização da educação.
  • Reconhecer a importância do uso de indicadores como o Ioeb para a tomada de decisões na gestão educacional, bem como de suas limitações.  
  • Compreender o uso da ferramenta para a avaliação participativa sobre as oportunidades educacionais.

O que a prática da Roda Educativa aponta?

O Brasil é um país com desigualdades sociais e educacionais marcantes. Gerar, manter e ampliar as oportunidades de educação em determinado município, grupo de municípios e/ ou estado são tarefas complexas e é preciso envolvimento de todos os setores da sociedade além do setor da educação (famílias, organizações sociais, gestão pública etc.). Nesse sentido, o diagnóstico das oportunidades educacionais pode subsidiar boas conversas, disparando discussões que mobilizarão os diferentes atores em torno desta mesma causa: oferecer oportunidades para que todas as crianças e jovens tenham trajetórias de sucesso escolar!

O IOEB, Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, é um indicador que mede a qualidade das oportunidades educacionais oferecidas em um município ou estado brasileiro. Ele considera não apenas o desempenho dos estudantes, mas também outros fatores que influenciam a educação, como o nível de formação dos professores, a infraestrutura das escolas e a gestão educacional.

Contudo, o indicador por si só não basta. Por isso desenvolvemos uma ferramenta para avaliação participativa que pode apoiar processos de planejamento e mobilização social. O curso apoia o entendimento do índice, de sua ferramenta e traz subsídios para uma condução assertiva do diagnóstico participativo.s

Pra quem é este curso?

Gestores públicos, educadores, familiares e estudantes, representantes de conselhos, universidades e de instituições do terceiro setor e outros atores dos territórios envolvidos na reflexão sobre como melhorar as oportunidades educacionais das crianças, adolescentes e jovens da sua localidade.

Por que fazer esse curso?

Este curso foi elaborado para ajudar os atores de cada território (gestores públicos, educadores, familiares e estudantes, representantes de conselhos, universidades e de instituições do terceiro setor) a refletirem juntos sobre como melhorar as oportunidades educacionais das crianças, adolescentes e jovens da sua localidade.

Como funciona?

Esse é um curso autoformativo, o que significa que você poderá estudar de forma autônoma, no tempo em que desejar a partir das orientações que encontrará em nosso Espaço Digital de Formação.

Ele está dividido nos seguintes módulos:

Módulo 1: Desigualdades de oportunidades educacionais: compreender para intervir.

Módulo 2: Compreendendo o Ioeb na prática.

Módulo 3: Planejando o diagnóstico das oportunidades educacionais em seu território.

A área para certificação do curso aparecerá ao final, após sua avaliação. A certificação está condicionada a um questionário sobre pontos essenciais do curso. A carga horária é de 4h.

Importante: Após a inscrição a/o participante terá 60 dias para conclusão do curso.

Principais aprendizagens

  • Refletir sobre o significado de oportunidades educacionais e ampliar seu conhecimento sobre o cenário de desigualdades no Brasil e nos diferentes territórios.
  • Conscientizar-se sobre a potência do território como gerador de oportunidades educacionais e sobre a necessidade de articulação entre diferentes setores sociais para a corresponsabilização da educação.
  • Reconhecer a importância do uso de indicadores como o Ioeb para a tomada de decisões na gestão educacional, bem como de suas limitações.  
  • Compreender o uso da ferramenta para a avaliação participativa sobre as oportunidades educacionais.

O que a prática da Roda Educativa aponta?

O Brasil é um país com desigualdades sociais e educacionais marcantes. Gerar, manter e ampliar as oportunidades de educação em determinado município, grupo de municípios e/ ou estado são tarefas complexas e é preciso envolvimento de todos os setores da sociedade além do setor da educação (famílias, organizações sociais, gestão pública etc.). Nesse sentido, o diagnóstico das oportunidades educacionais pode subsidiar boas conversas, disparando discussões que mobilizarão os diferentes atores em torno desta mesma causa: oferecer oportunidades para que todas as crianças e jovens tenham trajetórias de sucesso escolar!

O IOEB, Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, é um indicador que mede a qualidade das oportunidades educacionais oferecidas em um município ou estado brasileiro. Ele considera não apenas o desempenho dos estudantes, mas também outros fatores que influenciam a educação, como o nível de formação dos professores, a infraestrutura das escolas e a gestão educacional.

Contudo, o indicador por si só não basta. Por isso desenvolvemos uma ferramenta para avaliação participativa que pode apoiar processos de planejamento e mobilização social. O curso apoia o entendimento do índice, de sua ferramenta e traz subsídios para uma condução assertiva do diagnóstico participativo.s

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