contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
Modalidade on-line, autoformativo
Público docentes e CPs
Duração 20 horas
Datas permanente
Formadora/or Mel Kinker
Valores R$ 279.90

curso com certificado!

matricule-se já

Como desenvolver boas situações didáticas para a produção de texto?

Pra quem é este curso?

Profissionais que já atuam ou desejam atuar na coordenação pedagógica e professoras/es dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Por que fazer esse curso?

O planejamento de situações de produção de texto pode ser um desafio para diversas/os professoras/es, dificultando a oferta de contextos didáticos favoráveis para que estudantes desenvolvam a escrita.

O curso, voltado a docentes de 3º ao 5º ano, estimula a reflexão sobre a aprendizagem da escrita, discute a avaliação diagnóstica e o planejamento de propostas que podem ser realizadas em sala de aula, para que as crianças evoluam em sua compreensão do sistema de escrita, em seus diferentes usos sociais, tornando-se leitoras e escritoras.

Como funciona?

Esse é um curso autoformativo, o que significa que você poderá estudar de forma autônoma, no tempo em que desejar a partir das orientações que encontrará em nosso Espaço Digital de Formação.

Ele está dividido nos seguintes módulos:

Módulo 1 – Concepção pedagógica
Módulo 2 – Avaliação diagnóstica e o planejamento
Módulo 3 – Produção de texto conhecido, mas não memorizado
Módulo 4 – Produção de texto de autoria

A área para certificação do curso aparecerá ao final, após sua avaliação. A certificação está condicionada a um questionário sobre pontos essenciais do curso. A carga horária é de 20h.

Importante: Após a inscrição a/o participante terá 60 dias para conclusão do curso.

Principais aprendizagens

  • Compreender quais concepções de ensino e aprendizagem embasam o trabalho pedagógico proposto no curso;
  • Refletir como o trabalho com a leitura de textos em sala de aula contribui para a formação de estudantes;
  • Analisar intervenções que podem contribuir para que a/o professora/or auxilie estudantes a melhorarem suas produções por meio da reflexão sobre língua e de seus diferentes gêneros textuais;
  • Refletir como a revisão dos textos produzidos pode contribuir para escrita de estudantes e compreender que este processo não se limita a corrigir ortografia, concordância e pontuação.

O que a prática da Roda Educativa aponta?

Ao longo do trabalho formativo em diversas redes educacionais e escolas em todo o Brasil, nossa equipe têm verificado desafios no planejamento docente para que estudantes tenham acesso a boas situações didáticas envolvendo produção de texto.

As condições para a formação dessas professoras e professores em contexto de trabalho são diversas, de forma que nem sempre podem aprofundar seus conhecimentos sobre o ensino da produção de texto, ausência que se reflete na sala de aula, dificultando a progressão dessas aprendizagens de estudantes.

Pra quem é este curso?

Profissionais que já atuam ou desejam atuar na coordenação pedagógica e professoras/es dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Por que fazer esse curso?

O planejamento de situações de produção de texto pode ser um desafio para diversas/os professoras/es, dificultando a oferta de contextos didáticos favoráveis para que estudantes desenvolvam a escrita.

O curso, voltado a docentes de 3º ao 5º ano, estimula a reflexão sobre a aprendizagem da escrita, discute a avaliação diagnóstica e o planejamento de propostas que podem ser realizadas em sala de aula, para que as crianças evoluam em sua compreensão do sistema de escrita, em seus diferentes usos sociais, tornando-se leitoras e escritoras.

Como funciona?

Esse é um curso autoformativo, o que significa que você poderá estudar de forma autônoma, no tempo em que desejar a partir das orientações que encontrará em nosso Espaço Digital de Formação.

Ele está dividido nos seguintes módulos:

Módulo 1 – Concepção pedagógica
Módulo 2 – Avaliação diagnóstica e o planejamento
Módulo 3 – Produção de texto conhecido, mas não memorizado
Módulo 4 – Produção de texto de autoria

A área para certificação do curso aparecerá ao final, após sua avaliação. A certificação está condicionada a um questionário sobre pontos essenciais do curso. A carga horária é de 20h.

Importante: Após a inscrição a/o participante terá 60 dias para conclusão do curso.

Principais aprendizagens

  • Compreender quais concepções de ensino e aprendizagem embasam o trabalho pedagógico proposto no curso;
  • Refletir como o trabalho com a leitura de textos em sala de aula contribui para a formação de estudantes;
  • Analisar intervenções que podem contribuir para que a/o professora/or auxilie estudantes a melhorarem suas produções por meio da reflexão sobre língua e de seus diferentes gêneros textuais;
  • Refletir como a revisão dos textos produzidos pode contribuir para escrita de estudantes e compreender que este processo não se limita a corrigir ortografia, concordância e pontuação.

O que a prática da Roda Educativa aponta?

Ao longo do trabalho formativo em diversas redes educacionais e escolas em todo o Brasil, nossa equipe têm verificado desafios no planejamento docente para que estudantes tenham acesso a boas situações didáticas envolvendo produção de texto.

As condições para a formação dessas professoras e professores em contexto de trabalho são diversas, de forma que nem sempre podem aprofundar seus conhecimentos sobre o ensino da produção de texto, ausência que se reflete na sala de aula, dificultando a progressão dessas aprendizagens de estudantes.

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.