curso com certificado!
Como desenvolver boas situações didáticas para a produção de texto?
Pra quem é este curso?
Profissionais que já atuam ou desejam atuar na coordenação pedagógica e professoras/es dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Por que fazer esse curso?
O planejamento de situações de produção de texto pode ser um desafio para diversas/os professoras/es, dificultando a oferta de contextos didáticos favoráveis para que estudantes desenvolvam a escrita.
O curso, voltado a docentes de 3º ao 5º ano, estimula a reflexão sobre a aprendizagem da escrita, discute a avaliação diagnóstica e o planejamento de propostas que podem ser realizadas em sala de aula, para que as crianças evoluam em sua compreensão do sistema de escrita, em seus diferentes usos sociais, tornando-se leitoras e escritoras.
Como funciona?
Esse é um curso autoformativo, o que significa que você poderá estudar de forma autônoma, no tempo em que desejar a partir das orientações que encontrará em nosso Espaço Digital de Formação.
Ele está dividido nos seguintes módulos:
Módulo 1 – Concepção pedagógica
Módulo 2 – Avaliação diagnóstica e o planejamento
Módulo 3 – Produção de texto conhecido, mas não memorizado
Módulo 4 – Produção de texto de autoria
A área para certificação do curso aparecerá ao final, após sua avaliação. A certificação está condicionada a um questionário sobre pontos essenciais do curso. A carga horária é de 20h.
Importante: Após a inscrição a/o participante terá 60 dias para conclusão do curso.
Principais aprendizagens
- Compreender quais concepções de ensino e aprendizagem embasam o trabalho pedagógico proposto no curso;
- Refletir como o trabalho com a leitura de textos em sala de aula contribui para a formação de estudantes;
- Analisar intervenções que podem contribuir para que a/o professora/or auxilie estudantes a melhorarem suas produções por meio da reflexão sobre língua e de seus diferentes gêneros textuais;
- Refletir como a revisão dos textos produzidos pode contribuir para escrita de estudantes e compreender que este processo não se limita a corrigir ortografia, concordância e pontuação.
O que a prática da Roda Educativa aponta?
Ao longo do trabalho formativo em diversas redes educacionais e escolas em todo o Brasil, nossa equipe têm verificado desafios no planejamento docente para que estudantes tenham acesso a boas situações didáticas envolvendo produção de texto.
As condições para a formação dessas professoras e professores em contexto de trabalho são diversas, de forma que nem sempre podem aprofundar seus conhecimentos sobre o ensino da produção de texto, ausência que se reflete na sala de aula, dificultando a progressão dessas aprendizagens de estudantes.
Pra quem é este curso?
Profissionais que já atuam ou desejam atuar na coordenação pedagógica e professoras/es dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Por que fazer esse curso?
O planejamento de situações de produção de texto pode ser um desafio para diversas/os professoras/es, dificultando a oferta de contextos didáticos favoráveis para que estudantes desenvolvam a escrita.
O curso, voltado a docentes de 3º ao 5º ano, estimula a reflexão sobre a aprendizagem da escrita, discute a avaliação diagnóstica e o planejamento de propostas que podem ser realizadas em sala de aula, para que as crianças evoluam em sua compreensão do sistema de escrita, em seus diferentes usos sociais, tornando-se leitoras e escritoras.
Como funciona?
Esse é um curso autoformativo, o que significa que você poderá estudar de forma autônoma, no tempo em que desejar a partir das orientações que encontrará em nosso Espaço Digital de Formação.
Ele está dividido nos seguintes módulos:
Módulo 1 – Concepção pedagógica
Módulo 2 – Avaliação diagnóstica e o planejamento
Módulo 3 – Produção de texto conhecido, mas não memorizado
Módulo 4 – Produção de texto de autoria
A área para certificação do curso aparecerá ao final, após sua avaliação. A certificação está condicionada a um questionário sobre pontos essenciais do curso. A carga horária é de 20h.
Importante: Após a inscrição a/o participante terá 60 dias para conclusão do curso.
Principais aprendizagens
- Compreender quais concepções de ensino e aprendizagem embasam o trabalho pedagógico proposto no curso;
- Refletir como o trabalho com a leitura de textos em sala de aula contribui para a formação de estudantes;
- Analisar intervenções que podem contribuir para que a/o professora/or auxilie estudantes a melhorarem suas produções por meio da reflexão sobre língua e de seus diferentes gêneros textuais;
- Refletir como a revisão dos textos produzidos pode contribuir para escrita de estudantes e compreender que este processo não se limita a corrigir ortografia, concordância e pontuação.
O que a prática da Roda Educativa aponta?
Ao longo do trabalho formativo em diversas redes educacionais e escolas em todo o Brasil, nossa equipe têm verificado desafios no planejamento docente para que estudantes tenham acesso a boas situações didáticas envolvendo produção de texto.
As condições para a formação dessas professoras e professores em contexto de trabalho são diversas, de forma que nem sempre podem aprofundar seus conhecimentos sobre o ensino da produção de texto, ausência que se reflete na sala de aula, dificultando a progressão dessas aprendizagens de estudantes.