curso com certificado!
Alfabetização: superando mitos
Pra quem é este curso?
Profissionais que atuam em escolas na alfabetização inicial como coordenadoras/es pedagógicas e professoras/es, familiares de crianças em fase de alfabetização e especialistas de áreas como psicopedagogia, entre outras.
Por que fazer esse curso?
Este curso é uma oportunidade para educadoras/es e pessoas interessadas em alfabetização, como familiares, pois problematiza e esclarece alguns dos principais dilemas sobre a alfabetização de crianças, propiciando à/ao participante uma visão contemporânea sobre o que significa alfabetizar.
Como funciona?
Esse é um curso autoformativo, o que significa que você poderá estudar de forma autônoma, no tempo em que desejar a partir das orientações que encontrará em nosso Espaço Digital de Formação.
Ele está dividido nos seguintes módulos:
Roteiro 1: Eu me alfabetizei com a cartilha, por que hoje existe a polêmica em torno da forma de alfabetizar?
Roteiro 2: O que significa estar alfabetizado? Já notou que essa definição vem mudando ao longo da nossa história? Por que será? E como entendemos a alfabetização nos tempos atuais?
Roteiro 3: É preciso alfabetizar de forma divertida ou lúdica?
A área para certificação do curso aparecerá ao final, após sua avaliação. A certificação está condicionada a um questionário sobre pontos essenciais do curso. A carga horária é de 4h.
Importante: Após a inscrição a/o participante terá 60 dias para conclusão do curso.
Principais aprendizagens
- Ampliar o conhecimento sobre o que significa alfabetizar na contemporaneidade.
- Refletir sobre mitos que permeiam os discursos e práticas em torno da alfabetização, analisando suas implicações na aprendizagem das crianças.
- Dar subsídios para as/os participantes repensarem suas intervenções, seja no papel de educadora/or ou de responsável pela criança.
O que a prática da Roda Educativa aponta?
A alfabetização não é um processo simples e a forma pela qual aprendemos a ler e escrever marca a nossa formação ao longo da vida. Quem é adulta/o hoje, possivelmente, se alfabetizou num momento em que não tínhamos tanto conhecimento sobre esse processo e por isso é natural que estranhe e questione práticas pedagógicas diferentes daqueles que conheceu na sua época de estudante.
Muitas vezes nos perguntamos “se é normal” a criança não conseguir ler sozinha numa certa idade ou escrever palavras só com algumas letras. Queremos “corrigir,” temos dúvidas se e como devemos ajudar. Para podermos de fato ajudar a criança a avançar, precisamos compreender como esse processo se dá e ampliar a noção de ler e escrever.
Sabemos que uma boa parte das crianças não se alfabetiza no tempo esperado, enfrentando desafios em sua trajetória escolar. Compreender os mitos presentes nesse debate pode ajudar escola e família, entre outras pessoas, a trabalharem em parceria neste sentido.
Pra quem é este curso?
Profissionais que atuam em escolas na alfabetização inicial como coordenadoras/es pedagógicas e professoras/es, familiares de crianças em fase de alfabetização e especialistas de áreas como psicopedagogia, entre outras.
Por que fazer esse curso?
Este curso é uma oportunidade para educadoras/es e pessoas interessadas em alfabetização, como familiares, pois problematiza e esclarece alguns dos principais dilemas sobre a alfabetização de crianças, propiciando à/ao participante uma visão contemporânea sobre o que significa alfabetizar.
Como funciona?
Esse é um curso autoformativo, o que significa que você poderá estudar de forma autônoma, no tempo em que desejar a partir das orientações que encontrará em nosso Espaço Digital de Formação.
Ele está dividido nos seguintes módulos:
Roteiro 1: Eu me alfabetizei com a cartilha, por que hoje existe a polêmica em torno da forma de alfabetizar?
Roteiro 2: O que significa estar alfabetizado? Já notou que essa definição vem mudando ao longo da nossa história? Por que será? E como entendemos a alfabetização nos tempos atuais?
Roteiro 3: É preciso alfabetizar de forma divertida ou lúdica?
A área para certificação do curso aparecerá ao final, após sua avaliação. A certificação está condicionada a um questionário sobre pontos essenciais do curso. A carga horária é de 4h.
Importante: Após a inscrição a/o participante terá 60 dias para conclusão do curso.
Principais aprendizagens
- Ampliar o conhecimento sobre o que significa alfabetizar na contemporaneidade.
- Refletir sobre mitos que permeiam os discursos e práticas em torno da alfabetização, analisando suas implicações na aprendizagem das crianças.
- Dar subsídios para as/os participantes repensarem suas intervenções, seja no papel de educadora/or ou de responsável pela criança.
O que a prática da Roda Educativa aponta?
A alfabetização não é um processo simples e a forma pela qual aprendemos a ler e escrever marca a nossa formação ao longo da vida. Quem é adulta/o hoje, possivelmente, se alfabetizou num momento em que não tínhamos tanto conhecimento sobre esse processo e por isso é natural que estranhe e questione práticas pedagógicas diferentes daqueles que conheceu na sua época de estudante.
Muitas vezes nos perguntamos “se é normal” a criança não conseguir ler sozinha numa certa idade ou escrever palavras só com algumas letras. Queremos “corrigir,” temos dúvidas se e como devemos ajudar. Para podermos de fato ajudar a criança a avançar, precisamos compreender como esse processo se dá e ampliar a noção de ler e escrever.
Sabemos que uma boa parte das crianças não se alfabetiza no tempo esperado, enfrentando desafios em sua trajetória escolar. Compreender os mitos presentes nesse debate pode ajudar escola e família, entre outras pessoas, a trabalharem em parceria neste sentido.