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01/03/2021

Curso de Extensão para CPs entra na reta final do processo seletivo

A Comunidade Educativa CEDAC e a Feduc (Faculdade do Educador) divulgarão no próximo 10 de março os selecionados na segunda chamada feita para o curso de extensão universitária “A Função do Coordenador Pedagógico na Construção de uma Escola Integradora”.

A lista dos selecionados na 1ª chamada foi divulgada no dia 24 de fevereiro – clique aqui

As inscrições para a segunda chamada foram abertas no dia 25 e encerradas no dia 26, com o objetivo de preencher as vagas remanescentes. Os candidatos que se inscreveram agora passarão pelo processo seletivo, que envolve, além da comprovação da atuação como CP, a escrita de dois textos e participação em entrevista. Os selecionados terão de realizar matrícula nos dias 11 e 12 de março já que as aulas se iniciam no dia 13/3.

O curso foi concebido para coordenadores de redes públicas poderá se inscrever no curso, com a proposta de colaborar para a formação específica necessária ao exercício dessa função, por meio de estudos que alicercem suas concepções educacionais e fundamentem suas práticas, assim como de estratégias formativas e questões atuais da sociedade, da infância e adolescência.

Para tanto, a matriz curricular foi estruturada para apoiar profissionais no aprofundamento da reflexão sobre a sua prática e na ampliação do seu repertório de atuação para assegurar o cumprimento dos direitos de aprendizagem de todos os estudantes e, ainda, pela formação continuada dos educadores no âmbito da escola.

O programa prevê um formato semipresencial, com aulas no campus da Feduc, em São Paulo, e atividades remotas na CEDAC Virtual (plataforma de desenvolvimento profissional da CE CEDAC), mas, em função das medidas de contenção da pandemia da Covid-19, parte ou a totalidade das atividades que ocorreriam presencialmente poderão ser transferidas para o ambiente on-line. 

O curso conta com a coordenação de Paula Stella, que compõe a equipe de Coordenação pedagógica da CE CEDAC e tem extensa experiência na formação de professores e coordenadores, além de ter lecionado em cursos de graduação e pós-graduação em pedagogia e ser co-autora de livros que sistematizam aprendizados em torno do processo de formação e desenvolvimento profissional dos educadores.

Para Paula, o coordenador só consegue se desenvolver nesse papel quando se torna coordenador, ou seja, no contexto da prática, quando passa a conhecer e vivenciar os desafios e potenciais da coordenação.

“A antecipação das questões que o Coordenador encontrará na prática dificilmente pode ser feita, uma vez que muitas dessas questões são peculiares ao contexto específico em que ele atua ou vai atuar”, afirmou Paula, na LIVE REALIZADA EM 28/01.

“Com isso quero dizer que cada escola é muito singular, única, em vários aspectos, por exemplo, em termos da sua gestão, da sua equipe pedagógica, dos alunos que a frequentam, de seus familiares e das relações estabelecidas com eles, da sua cultura escolar, das instalações físicas, da sua situação geográfica e de inúmeros outros elementos que podem interferir no jeito como ela existe e funciona e como as relações se dão internamente. Também devemos levar em conta que há uma considerável parcela de questões e desafios que só podem ser conhecidos à medida em que o Coordenador desenvolve sua prática profissional e que requerem tanto uma atitude de curiosidade e interesse como também uma capacidade de pensar sobre esses problemas, lê-los, identificá-los, analisá-los e de planejar ações e soluções. Tudo isso dá uma boa dimensão da complexidade inerente ao trabalho da Coordenação Pedagógica.”

Alexsandro Santos, coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade do Educador (Feduc) corrobora que a formação inicial, ainda que possa ser aprimorada, não dará conta do conjunto de saberes necessários para o coordenador realizar bem o seu papel.

“Ninguém se torna coordenador pedagógico no dia que assume o cargo. Há um processo de construção dessa identidade profissional, de apropriação de exercício desse ofício, que precisa ser experiencial, vivencial, reflexivo”, afirmou Alexsandro, na mesma live. Além de coordenador do curso da Feduc, ele é Diretor-Presidente da Escola do Parlamento, professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicid, doutor em Educação pela USP e pesquisador em estágio de pós-doutorado junto ao Núcleo de Estudos da Burocracia da Fundação Getúlio Vargas e junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação da PUC-SP.

O corpo docente do curso inclui, além da própria Paula Stella, profissionais da CE CEDAC que acumulam experiências diversas e complementares na formação: Silvia Fuertes (Teorias da aprendizagem e perspectivas didáticas, juntamente com Paula Stella); Acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem (Érica Faria Dutra), Currículo e políticas públicas (Thais Ciardella), Gestão da Escola (Fátima Fonseca) e Formação continuada (Viviane Anselmo). Há também dois temas transversais a todos os componentes: Tecnologias da Educação e Comunicação e Educação integral.

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