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08/06/2016

Comunidade Educativa CEDAC realiza formação continuada em Matemática na cidade de Santos

A Comunidade Educativa CEDAC e a Associação Parceiros da Educação, com patrocínio do Instituto HSBC, se juntaram para apoiar a rede municipal de Santos (SP), em um curso de formação em matemática para professores do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e para professores do programa Mais Educação que também atuam neste segmento.

Em acordo com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, que organiza e realiza a formação na rede por meio de várias ações, definiu-se como foco o tópico de conteúdo Geometria para a realização desse trabalho.

Foram previstos seis encontros , de março até julho, contemplando conteúdos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem de Geometria,  colocando  em discussão o estudo das figuras e dos corpos geométricos e privilegiando o jogo como um recurso potente para a formação.

“Tem sido muito interessante refletir com esse grupo sobre questões essenciais para a qualificação do trabalho em Geometria”, afirma Simone Azevedo, coordenadora pedagógica da CE CEDAC, que realiza a formação no município. “O nosso desafio é elaborar boas situações de ensino a partir da resolução de problemas geométricos, procurando colocar os alunos em confronto com novas situações-problema que impulsionem a construção de novos conhecimentos nesse campo.”

Os jogos selecionados para as oficinas e reflexões são, ao mesmo tempo, potentes para o trabalho em sala de aula com a resolução de problemas e de fácil reprodução pelos educadores, possibilitando que seja criado um repertório de atividades que possa ser incluído no currículo das séries iniciais do Ensino Fundamental desta rede.

Um ponto forte de discussão é a modalidade organizativa sequência didática, que privilegia o trabalho com problemas que exigem várias aulas. Dessa forma, em vez de atividades pontuais e isoladas, promove-se uma série organizada e orientada de jogos e situações-problema ao longo dos quais se pretende fazer os conhecimentos dos alunos evoluírem. As propriedades das figuras ou dos corpos geométricos que são discutidas e circulam em uma aula, por exemplo, são ampliadas ou sistematizadas nas aulas seguintes.

Além das oficinas, há espaço para o estudo de textos teóricos, que fundamentam as concepções de ensino e aprendizagem e para a reflexão sobre a prática por meio da tematização de atividades reais.

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