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12/06/2018

CE CEDAC e Santillana lançam publicação sobre a BNCC para gestores escolares

Já está disponível para download gratuito o livro “A Base Nacional Comum Curricular na prática da gestão escolar e pedagógica”, fruto de mais uma parceria editorial entre a Comunidade Educativa CEDAC, Editora Moderna e Fundação Santillana.

A publicação foi concebida com o propósito de contribuir para ampliar a reflexão de gestores escolares (diretores e coordenadores) e de suas equipes em torno das intencionalidades educativas a serem asseguradas no ensino pautado pelas competências expressas na BNCC.

Com textos de diversos formadores da CE CEDAC e com organização e coordenação de Tereza Perez, o livro se propõe a apoiar as equipes gestoras que se veem diante do desafio de orientar professores na implementação da Base e dos novos currículos que estão sendo elaborados à luz dela.

O livro começa abordando as implicações que a visão de aprendizagem e desenvolvimento trazida pela BNCC tem no cotidiano escolar e na atuação dos educadores, convidando-os a refletir sobre como se configura a escola que busca garantir que crianças e jovens usufruam dos direitos de aprendizagem expressos pelas competências e habilidades contidas no documento.

Os autores do livro e a equipe da Moderna buscaram trazer para o leitor uma visão da Base de forma esquemática, por meio de diagramas, visando facilitar a visualização de sua estrutura e das relações entre seus elementos.  Além de estar disponível no livro, o exercício foi organizado em uma apresentação em formato PDF que pode ser acessada por meio de código QR impresso na quarta capa, para utilização em reuniões e discussões.

Também pode ser usada para discussões com a equipe o tradicional diagrama da Comunidade Educativa CEDAC, já utilizado em diversos contextos formativos, que representa a complexa rede de atores mobilizada no processo de ensino e aprendizagem. Composta de diferentes camadas, a imagem mostra a articulação que se faz necessária entre as ações desses atores, partindo do princípio de que, para que essa engrenagem funcione, todos devem ter a aprendizagem das crianças e dos jovens como fonte de sentido das suas ações.

Um dos capítulos é justamente dedicado às reflexões sobre as condições que os gestores escolares precisam gerar para criar na escola um ambiente institucional e práticas que contribuam para que crianças e jovens se estabeleçam como sujeitos centrais e ativos em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.

A publicação se encerra com uma conversa entre o professor Lino de Macedo, especialista em Jean Piaget, e Tereza Perez, da Comunidade Educativa CEDAC, em que eles aprofundam a concepção de competência, suas formas de uso e suas repercussões no discurso e na prática pedagógica, além de abordar os desafios de educar diante da necessidade ética de garantirmos a equidade neste mundo mutante.

Como pano de fundo de todo o livro está a correlação entre a forma de ser, ensinar e agir dos educadores e o modo de ser, aprender e agir das crianças e jovens. A ideia aqui subjacente e que, se queremos que todos os estudantes desenvolvam tais competências ao longo da escolaridade, e preciso que os educadores as coloquem em prática em seu dia a dia e na rotina escolar, para que elas não se transformem apenas em objeto de discurso.

Foi um trabalho feito a muitas mãos e com um só objetivo: o de contribuir para fazer da discussão trazida pela BNCC uma oportunidade de induzir reflexões e aprimoramentos na forma de a escola se organizar e na realização de um trabalho voltado para o desenvolvimento do estudante ao longo da sua trajetória escolar.

A publicação está disponível para download no site da CE CEDAC: https://rodaeducativa.org.br/wp-content/uploads/2018/06/BNCC_completo-final-1.pdf, da Fundação Santillana e da Editora Moderna: https://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A808A8263EC96080163F4DC36897FCB

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